Saúde Coletiva nas escolas de Alfenas

Versão para impressãoEnviar por email
Alunos do curso de Odontologia em contato com a prática

Ministrada pela Profª Daniela Coelho de Lima, a disciplina Saúde Coletiva, oferecida no 5º período,  tem como objetivo capacitar o aluno para compreender a importância da saúde coletiva no planejamento de programas de saúde bucal da população.

Nas aulas práticas os discentes realizam atividades de Educação em Saúde Bucal com alunos do ensino fundamental das tradicionais escolas de Alfenas. De forma dinâmica e lúdica são feitos jogos, brincadeiras e palestras dentro da própria sala de aula, onde o material é levado pelo próprio discente do curso de Odontologia.  As crianças recebem orientações supervisionadas para escovação de seus dentes e no último dia de encontro há uma peça de teatro no pátio da escola com os temas trabalhados.  

Os temas abordados durantes os encontros são:

  • ­ Importância da saúde bucal: a relação da saúde bucal e a saúde geral; o porquê de ter dentes bons;
  • ­ O que acontece quando não cuidamos da saúde bucal: o que é placa bacteriana, como se forma e consequências da não remoção ­ cárie e doenças da gengiva;
  • ­ O que é cárie e como prevenir: importância da escovação, a técnica de escovação;
  • ­ Fio dental: o porquê da utilização: número de lado dos dentes, como usar, tipo de movimentos, quando usar.
  • ­ Flúor: finalidade, a importância do flúor na água de beber, na pasta de dente e bochechos.
  • ­ Hábitos alimentares: relação açúcar­cárie, alimentos fibrosos X alimentos pegajosos.
Depois da família, a escola é um local privilegiado para o desenvolvimento de ações de informação e Educação em Saúde, permitindo que se desenvolva estilos de vida saudáveis e condutas de baixo risco (Levy et al. 2002).

 

Alunos do 5º período de Odontologia conscientizaram os alunos da Escola Estadual Coronel José Bento,  durante o mês de outubro.

 

 

Informações: Daniela Coelho de Lima, coordenadora do Curso de Odontologia e Geovane Evangelista Moreira, discente do Curso de Odontologia