Programa de Pós-Graduação promove Aula Inaugural do Curso de Mestrado em Ciências Odontológicas

A primeira aula contou com a presença do Prof. Martinho Campolina Rebello Horta da PUC-Minas

A Universidade Federal de Alfenas deu mais um importante passo na sua história, na última quinta-feira, 19/04/2012, ao promover a primeira aula de Mestrado em Ciências Odontológicas do Programa de Pós-Graduação.

Na solenidade, o vice-reitor, Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior, cumprimentou a todos em seu nome e em nome do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, destacando que para a universidade, oferecer esse Mestrado é também uma oportunidade de crescer em pesquisa e publicações. “É um grande sonho da Faculdade de Odontologia que está se realizando nesse momento. A gente não tinha tanta tradição em termos de pesquisa, e o programa de mestrado impulsiona essa área da tríade, de ensino, pesquisa e extensão. Tanto a Faculdade de Odontologia quanto a Reitoria acolhe os alunos, com imenso carinho nessa primeira turma de Mestrado da Odontologia.”

A coordenadora de Pós-Graduação, Profa. Marília Caixeta Franco Ariosa, falou sobre o crescimento da pós-graduação na instituição. “Nós temos, neste momento que completamos 98 anos de idade, com tanta tradição e qualidade no ensino, 130 professores da nossa universidade como professores permanentes em 11 programas de pós-graduação. Temos 221 alunos regulares e já formamos 92 alunos”, comentou.

Sobre o programa de Mestrado em Ciências Odontológicas, Profa. Marília Ariosa salientou: “Sabemos que esse programa vem, com certeza, fazer com que nossa universidade possa crescer de uma forma mais expressiva ainda, que a tradição da Faculdade de Odonto vai fazer com que esse curso atinja rapidamente a sua consolidação. E nós desejamos aos alunos, que eles tenham sucesso no seu curso, e que em breve, também possamos oferecer a eles, o curso de doutorado.”

O coordenador do programa, Prof. João Adolfo Costa Hanemann, agradeceu a todos os envolvidos para a implantação deste curso e em seguida, falou sobre a responsabilidade do corpo docente da Faculdade de Odontologia e a emoção de concretizar o sonho. “Eu tenho certeza que esse curso de Mestrado em Ciências Odontológicas veio na hora certa. Por isso, nós estamos muito felizes e um pouco emocionados, porque esse momento realmente é marcante nas nossas vidas. É um sonho que nós tínhamos há muito tempo, e hoje, estamos aqui, aproveitando essa aula inaugural de uma forma solene, para iniciar as atividades do nosso mestrado.”

Após a abertura, o coordenador convidou o Prof. Martinho Campolina Rebello Horta da PUC-Minas, também membro da Câmara de Saúde da FAPEMIG, para ministrar a palestra “Desafios e estratégias para consolidação e avanço de um Programa de Pós-Graduação”, na qual o docente explicou a respeito da avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, orientando professores e mestrandos, para que o programa possa ser conduzido de forma adequada.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social