Aula inaugural de Geografia marca início das atividades do curso em 2016

Evento integra parte das atividades de comemoração dos 10 anos da Geografia na UNIFAL-MG

"Trajetória, pesquisa e conhecimento: experiências do corpo docente de Geografia da UNIFAL-MG” foi tema da aula inaugural promovida pelos docentes do curso, no início deste primeiro semestre de 2016.

Como parte das atividades de comemoração dos 10 anos de funcionamento do curso, o evento reuniu os 13 professores da Geografia do Instituto de Ciências da Natureza, no auditório da Unidade Educacional Santa Clara, no dia 23/02, para compartilhar suas experiências adquiridas ao longo de suas formações acadêmicas. “O objetivo do evento foi promover a socialização dos saberes geográficos construídos, com os alunos do curso no começo do semestre letivo do ano em que o curso caminha para completar 10 anos de criação”, destacou o coordenador do curso de Geografia – Licenciatura, Prof. Gil Carlos Silveira Porto.

As apresentações foram divididas em duas mesas-redondas, conduzidas pelos professores Gil Porto e Paulo Henrique de Souza, respectivamente, coordenadores, das modalidades Licenciatura e Bacharelado.

Atendendo ao tema, os docentes relataram suas experiências com a Geografia desde a educação infantil até o doutorado, informando como foi construído o desejo de cursar Geografia na universidade, suas experiências com seus professores na Educação Básica, entre outras informações.

Os estudantes do curso tiveram a oportunidade de conhecer os temas de pesquisa dos professores no mestrado, doutorado e pós-doutorado, bem como projetos de grupos de pesquisa desenvolvidos na Universidade. Os ministrantes relataram também como se interessaram pela Geografia, momento em que alguns destacaram a influência dos estudos na zona rural.

Participaram do momento, os docentes:

• Profa. Ana Rute do Vale​;
  • Prof. Clibson Alves dos Santos​;
  • Prof. Daniel Hideki Bando​;
  • Prof. Evânio dos Santos Branquinho​;
  • Prof. Flamarion Dutra Alves​; ​
  • Prof. Gil Carlos Silveira Porto​;
  • Prof. Lineo Aparecido Gaspar Júnior​;
  • Prof. Marcelo de Oliveira Latuf​; ​
  • Profa. Marta Felícia Marujo Ferreira​;
  • Prof. Paulo Henrique de Souza​;
  • Prof. Rodrigo José Pisani​;
  • Prof. Ronaldo Luiz Mincato​;
  • Profa. Sandra de Castro de Azevedo​.

Galeria de imagens

Com informações: Gil Carlos Silveira Porto, professor do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG e coordenador do curso de Geografia - Licenciatura
Fotos: Rodrigo Jose Pisani, professor do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG