Campus Poços de Caldas promove aula inaugural sobre "Materiais para Fotônica"

Versão para impressãoEnviar por email
Evento foi realizado na última quarta-feira, 02/04

No dia 02/04/2014, o Prof. Sidney José Lima Ribeiro do Instituto de Química da UNESP-Araraquara ministrou a primeira aula da disciplina "Materiais para Fotônica" no Campus Avançado de Poços de Caldas, disciplina oferecida nos programas de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais e Pós-Graduação em Química da UNIFAL-MG.

O Prof. Sidney J. L. Ribeiro é professor titular do departamento de Química Geral e inorgânica do Instituto de Química da UNESP em Araraquara e bolsista de produtividade nível IA do CNPq.

A disciplina coordenada pelos professores Sidney Ribeiro (UNESP) e Gael Poirier (UNIFAL-MG) é parte das ações implementadas no âmbito do projeto Casadinho/Procad 2011 financiado pelo CNPq e coordenado pelos Profs. Gael Poirier e Fábia Castro Cassanjes com o intuito de fortalecer os programas de Pós-Graduação recém-criados através de parcerias com programas de excelência.

O projeto de um valor de R$ 281.000,00 envolve a parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UNIFAL-MG, o Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da UNESP-Araraquara representado pelo Prof. Sidney J. L. Ribeiro e o Programa de Pós-Graduação em Física do Instituto de Física da USP-São Carlos representado pela Profa. Andrea Stucchi de Camargo. O projeto prevê ainda o intercâmbio de discentes entre os diferentes programas.

Ao longo do semestre, a disciplina ministrada deve contar com a participação de diversos pesquisadores especialistas na área de materiais aplicados à fotônica do IQ-UNESP (Prof. Marcelo Nalin, Prof. Edison Pecoraro)  e IFSC-USP (Profa Andrea Stucchi Camargo e Prof. Hellmut Eckert), além de docentes da UNIFAL-MG (Prof. Gael Poirier, Profa. Fábia Castro Cassanjes e Prof. Roberto Bertholdo).

Informações e fotos: Gael Yves Poirier, professor da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas

Galeria