Calouros participam de “Banquete de Acolhida” na sede da Universidade

Evento foi promovido pela Prace quinta-feira, 28/08

Buscando integrar os novos alunos no espaço universitário, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) da UNIFAL-MG realizou na quinta-feira, 28/08, um evento chamado “Banquete de Acolhida ao Calouro”.

Os estudantes foram acolhidos pela pró-reitora da Prace, Profa. Maria de Fátima Sant’Anna, que deu as boas-vindas e apresentou em primeira mão, o vídeo institucional da UNIFAL-MG, produzido neste ano de 2014.

Na sequência, os professores do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Paulo César de Oliveira e Marcos Roberto de Faria foram convidados para conversarem com os alunos sobre o tema “Oportunidades e desafios da vida universitária”.

Em sua fala, Prof. Paulo César destacou que o desafio número um do aluno que acaba de ingressar em uma universidade é permanecer nela. De acordo com o professor, o aluno precisa permanecer focado e aproveitar as oportunidades que encontrar em seu caminho. Ressaltando que a UNIFAL-MG oferece bolsas de monitoria, de Iniciação Científica e oportunidades de conhecer outras realidades e trocar experiências, Prof. Paulo César falou sobre a importância da felicidade, do aluno procurar o que o faz feliz.

Prof. Marcos Roberto comentou sobre como surgiu as primeiras universidades do mundo, a busca pelo conhecimento, resgatando a história e a evolução das instituições de ensino superior. Falando também a respeito do que caracteriza uma universidade, o docente salientou seu papel na formação integral do aluno.

Em seguida, alguns alunos se pronunciaram, compartilhando suas expectativas para a vida no ambiente universitário.

Para orientar os alunos sobre como utilizar os serviços da Biblioteca, a diretora da unidade, Fátima dos Reis Goiatá e sua equipe apresentaram os programas disponíveis.

A pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, que já esteve à frente da Pró-Reitoria de Extensão, explicou aos alunos sobre como desenvolver projetos de extensão universitária, ressaltando a questão da sustentabilidade.

Ao final, os calouros participaram ainda, de sorteio de brindes cedidos por parceiros da Universidade.