Biblioteca do campus Varginha recebe doação de 300 livros

Obras pertenciam ao acervo do professor Sérgio da Rocha Souza

A Biblioteca da UNIFAL-MG, campus Varginha, recebeu no dia 12/09, a doação de 300 livros, que integravam o acervo do professor Sérgio da Rocha Souza.

Recentemente falecido, o professor era formado em Ciências Sociais pela antiga Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro), mestre e doutor em Sociologia pela PUC-SP, e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). Durante a sua trajetória acadêmica, desenvolveu pesquisas relativas à temática dos movimentos sociais, principalmente movimentos de bairro, lideranças locais e poder local. É organizador do livro "Que Cidadania Queremos: Estudos sobre Cidadania e Exclusão", publicado em 2003.

O acervo do professor foi desmembrado e separado por assuntos, e doado pela família a diferentes coletivos, entre os quais, um setorial do Movimento Negro e o Movimento dos Sem Terra (MST). Os títulos doados à UNIFAL-MG são, basicamente, do campo das Ciências Sociais e Humanas. Muitos deles são raros ou estão esgotados nas editoras, como é o caso de "1964: A Conquista do Estado", de René Dreifuss; "Fascismo e Ditadura", de Nicos Poulantzas; "Dialética do Concreto", de Korel Kosik; e "A mistificação das massas pela propaganda política", de Serge Tchakhotine.

Os livros foram trazidos do Rio de Janeiro pela professora Vanessa Dias e pelo professor Pablo Grunmann, e já estão aos cuidados dos bibliotecários para catalogação.

Informações e fotos: Vanessa Dias, professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, campus Varginha