Biotecnologia completa 10 anos de desafios e conquistas na UNIFAL-MG

Curso promoveu evento comemorativo com homenagens aos idealizadores

Uma cerimônia comemorativa reuniu estudantes, professores e pesquisadores da Universidade na noite do dia 04/10, para celebrar os 10 anos de criação do curso de Biotecnologia da UNIFAL-MG.

Organizado pelo professor Ernandes Benedito Pereira, o evento abordou “Desafios e Conquistas” do curso, abrindo a programação de palestras que aconteceram até o dia 06/10, com a presença de convidados e egressos do curso para compartilhar experiências da profissão do biotecnologista. “Esse evento é de suma importância porque proporciona aos alunos do curso e também de outros cursos, oportunidades para aperfeiçoar e ampliar seus conhecimentos técnico-científicos em diferentes áreas da Biotecnologia, áreas afins e correlatas, que são estudadas além do conhecimento adquirido em sala de aula”, disse o professor Adriano Aguiar Mendes, que conduziu a cerimônia de abertura.

O curso de Biotecnologia foi aprovado pelo Conselho Superior da Instituição em 20/3/2006 pela Resolução no 008/2006 e reconhecido pela Portaria do MEC no 021 de 12/03/2012.

Oferecendo 40 vagas anualmente, com duração de quatro anos, em período integral, o curso entregou ao mercado de trabalho mais de 160 bacharéis da área até o primeiro semestre de ano de 2016.

“O bacharel em Biotecnologia é um profissional multidisciplinar, com formação sólida em Biologia, Química, Física, Matemática, operações unitárias e processos biológicos para inovar e aperfeiçoar produtos e processos para melhoria de vida da população”, detalhou Prof. Adriano, lembrando que a área de atuação do biotecnologista concentra-se em centros de pesquisa, laboratórios, consultoria, empresas e órgãos de controle ambiental, áreas que envolvem processos para aproveitamento da matéria e energia de origem biológica, utilização de resíduos e tratamento de efluentes, indústrias alimentícias e farmacêuticas; agroindústrias, bem como comercialização e assistência técnica em produtos biotecnológicos.

Para abrilhantar a abertura do evento, a organização incluiu na programação, a apresentação cultural da Orquestra Popular da UNIFAL-MG que é uma reformulação do projeto de extensão Orquestra de Violões da Universidade.

Participaram da mesa de honra, os professores: Magali Benjamim de Araújo, vice-reitora da UNIFAL-MG; Masaharu Ikegaki, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; Márcia Regina Cordeiro, representando a Pró-Reitoria de Extensão; Nelson José Freitas da Silveira, coordenador do curso de Biotecnologia; e Ernandes Benedito Pereira, cordenador do evento dos 10 anos do curso.

Em pronunciamento, Prof. Ernandes agradeceu o apoio recebido para a realização do evento. “Quero agradecer a todos pelo empenho, porque eu acho que em um momento de crise, fazer um evento tem que ser muito corajoso e, por isso, tivemos a ajuda de muitas pessoas para que este evento chegasse onde hoje chegou”, disse. “Agradeço todos os alunos, porque nada aconteceria se vocês não estivessem junto com a gente aqui”, acrescentou.

Compartilhando sua alegria pessoal, por ter duas filhas cursando Biotecnologia na Universidade, a vice-reitora também agradeceu o corpo docente e discente do curso, lembrando o sucesso sempre presente no desempenho dos estudantes e também dos professores. “É um curso que desde seu início já começou bem sucedido”, afirmou, agradecendo: “Eu só tenho a agradecer aos professores que se envolveram e que continuam trabalhando por este curso. Que esta Universidade, possa realmente observar nas próximas gestões o quanto os professores se desdobram para que um curso seja bem sucedido e tenha profissionais renomados em todo o mercado nacional e internacional”, enfatizou.

Para agraciar os idealizadores do curso, os acadêmicos Tais e Caio convidaram toda Comissão Organizadora para homenagear os professores: Marília Caixeta Franco Ariosa; Alzira Maria Serpa Lucho; Marcos José Marques; Sandro Barbosa; Claudio Antônio de Andrade Lima e Masaharu Ikegaki. A organização também recordou cada um dos coordenadores: Profa. Marilia Caixeta Franco Ariosa; Prof. Luiz Felipe Leomil Coelho; Prof. Eduardo Gomes Salgado; Prof. Ernandes Benedito Pereira e Prof. Nelson José Freitas da Silveira. “Se o curso da Biotecnologia na UNIFAL se tornou o que é hoje, é resultado do esforço de cada um, sem vocês, este evento jamais aconteceria. Por isso, somos muito gratos. Temos certeza que tudo será de grande contribuição para cada um presente, esta pequena homenagem é em nome de todos os alunos do curso para vocês. Muito obrigado”, manifestou o aluno Caio.

Após os pronunciamentos e homenagens, a professora Marília Caixeta, que foi a primeira coordenadora do curso, foi convidada a ministrar a palestra “Avanços no ensino e pesquisa em Biotecnologia no Brasil”.

No dia 05/10, os participantes prestigiaram palestras sobre os temas: “Economia Circular: A nova onda de oportunidade para Biotecnologistas”, “Edição de genoma de plantas pelo sistema CRISPR-Cas: vantagens e oportunidades”, “Da refinaria petroquímica a biorrefinaria microbiana", “Avanços em Citogenética Humana”, “Como Construir uma Empresa de Biotecnologia de Sucesso” e "A importância do autoconhecimento no processo seletivo".

No último dia de evento, 06/10, foram proferidas palestras sobre “Inovação em Biotecnologia: Patentes e Informação Tecnológica”, “Competências e Habilidades do Biotecnologista”, “Produção de Cerveja: Do artesanal à Indústria”, além de mesa-redonda sobre relatos de experiências de egressos do curso ressaltando as perspectivas para o futuro do biotecnologista.