Café da manhã com a Reitoria marca Acolhida aos Calouros em Alfenas

Confira o evento promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis

Dando continuidade aos eventos de Acolhida ao Calouro aos novos alunos que ingressaram na Universidade neste segundo semestre de 2014, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis - Prace promoveu nesta manhã, “Café com os Calouros”.

O encontro aconteceu no Restaurante Universitário da sede da Instituição em Alfenas, e contou com a participação da Reitoria e demais dirigentes de Pró-Reitorias.

Segundo a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Profa. Maria de Fátima Sant’Anna, a ideia foi apresentar a estrutura administrativa da Universidade aos recém-chegados, em um clima realmente de acolhida, por isso, incluiu o café na programação, o que proporcionou um momento mais descontraído e aconchegante.

Alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia, Odontologia e Química, tiveram oportunidade de conhecer e receber as boas-vindas diretamente do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; da vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo; da pró-reitora de Graduação, Profa. Lana Ermelinda da Silva dos Santos; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Eva Burger; da pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende; do pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Prof. Tomás Dias Sant’Ana e do assessor de Relações Interinstitucionais, Prof. Masaharu Ikegaki.

Também participaram do momento, a pró-reitora adjunta de Extensão, Profa. Ana Rute do Vale, o diretor da Faculdade de Odontologia, Prof. Mânio de Carvalho Tibúrcio e a coordenadora do curso de Odontologia, Profa. Daniela Coelho de Lima.

Após sua fala, em que ressaltou a satisfação de receber os novos alunos na Universidade e desejou muitas alegrias durante o período em que passarem pela Instituição, o reitor fez questão de tomar café em meio aos alunos.

Quem esteve presente, prestigiou também a dinâmica realizada pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade. Sob a coordenação da Profa. Débora Felício Faria, um grupo envolveu voluntários para usarem vendas nos olhos, fones de ouvidos e imobilizarem o braço, com o intuito de se colocarem no lugar do outro e perceberem como é agir sem poder ouvir, enxergar ou se movimentar completamente. Todos foram unânimes em manifestar a dificuldade de expressão e o quanto é preciso tratar com respeito e solidariedade quem possui algum tipo de deficiência.

Ao final, Profa. Fátima chamou a atenção dos calouros para os trotes. “Toda forma de trote é violenta porque fere, porque mata, porque maltrata”, alertou.

Galeria

Os novos acadêmicos terão a oportunidade de participar ainda, de outros eventos durante esta semana na Instituição. Confira a programação:

DIA 27 DE AGOSTO (4ª feira)

1- Visita guiada ao Museu da UNIFAL-MG
Local/Horário: 14h
Saída do portão de entrada da UNIFAL-MG

2- Cineclube
Local/Horário: Auditório Dr. Leão de Faria às17h

DIA 28 DE AGOSTO (5ª feira)

Local/Horário: Auditório Dr. Leão de Faria às 14h

1- Banquete da Acolhida: Oportunidades e desafios da vida universitária.
2- Orientações sobre o funcionamento da Biblioteca Central.
3- Sorteio de Brindes

DIA 29 DE AGOSTO (6ª feira) - Rito da Passagem

Local/Horário: Centro de Vivência às 11h

1. Entrega dos crachás aos ingressantes pelos veteranos.
2. Foto oficial das turmas ingressantes.
3. Sorteio de Brindes.
4. Apresentação musical (Projeto cultura UNIFAL-MG).
5. Lançamento da campanha sustentabilidade solidária.

DIA 30 DE AGOSTO (sábado) – Uma Noite no Museu

Local/Horário: Museu de Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG às 18h