Campus Poços de Caldas promove mais uma edição do "Calouro Cidadão"

O evento foi realizado entre os dias 07 e 10/05/2013

O Campus Avançado de Poços promoveu entre os dias 07 e 10/05/2013, o Calouro Cidadão IX.

Coordenada pelo professor Osvaldo Adilson de Carvalho Junior e realizada a cada semestre desde o início de 2009, no campus da UNIFAL-MG de Poços de Caldas, esta ação de Extensão tem por objetivo mudar a cultura violenta e constrangedora da recepção dos novos estudantes do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia.

O corte de cabelo e as brincadeiras possivelmente perigosas têm sido substituídos por ações solidárias e de integração durante a chegada dos novos alunos ao ambiente universitário. Assim, a proposta do evento é incentivar a participação dos alunos em ações de caráter social que, de forma prazerosa e construtiva, visam proporcionar momentos de integração e boas-vindas entre ingressantes e pregressos, a partir de ações sociais como a arrecadação de roupas, fraldas, calçados e alimentos, e posterior doação à instituições de caridade que abrigam idosos e crianças, de forma a beneficiar a sociedade na qual a Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG está inserida e que a mantém.

Os alunos, devidamente uniformizados com a camiseta do evento, são divididos em pequenos grupos, os quais se dirigem aos bairros e supermercados da cidade para realizarem a arrecadação. Após fazerem a contabilidade dos produtos arrecadados, os mesmos são entregues, pelos próprios alunos, nas instituições de caridade da cidade. Durante a doação, os alunos promovem momentos de descontração através de jogos e brincadeiras, tocam violão e pintam as unhas das idosas.

Nesta edição, os alunos arrecadaram 566 kg de alimentos e 1.600 peças de roupas.

Informações: Secretaria de Extensão Universitária, campus Poços de Caldas