Calouros da UNIFAL-MG são recepcionados em clima motivacional

Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis promoveu mais uma edição de acolhida

Os 462 calouros que iniciam neste 2º semestre seus cursos de graduação na UNIFAL-MG participaram na semana passada, de atividades de acolhida ao calouro, realizadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace). Na programação, além de eventos culturais e esportivos, os novos estudantes também participaram de um encontro com a Reitoria.

A iniciativa propõe oferecer um panorama sobre o funcionamento da Universidade, valores e oportunidades, além de apresentar aspectos da vida acadêmica, como assistência estudantil, projetos de educação tutorial, participação em iniciação científica e as ações de extensão com a comunidade. “Este momento, além de apresentar para vocês a estrutura organizacional da Instituição e as pessoas que hoje estão nessa estrutura, tem o objetivo de fazer vocês entenderem o quanto é importante a presença de vocês nesta Instituição”, explicou professora Maria de Fátima Sant’Anna, pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, durante a abertura.

Para despertar o sentimento de pertença dos novos integrantes da UNIFAL-MG e promover a reflexão sobre o comportamento dos estudantes na Instituição, a pró-reitora apresentou um curta-metragem de animação intitulado “A ponte”, o qual aborda temas como concorrência, competição e bom relacionamento. Utilizando analogia, Profa. Fátima apontou que, assim como os personagens encontraram impasses durante a travessia, também os alunos encontrarão impasses durante a passagem pela Universidade, mas o que mudará é a atitude dos alunos nessa caminhada. “Será que minha atitude será de embate ao atravessar essa ponte, para não deixar o outro passar? Ou será que eu vou ter uma atitude mais cordial, mais humana, mas amiga e coletiva, no sentido de fazer com que todos sejam beneficiados?”, indagou.

Em seguida, a pró-reitora realizou uma dinâmica com os alunos a fim de destacar a mensagem extraída do curta-metragem. Para falar de ações e atitudes que expressam valores a ser lembrados diante de situações embaraçosas durante o percurso pela Universidade, a professora distribuiu as seguintes palavras entre os calouros: metas, respeito, paciência, determinação, solidariedade, senso de justiça, tolerância, prudência, sabedoria, entusiasmo, otimismo, determinação, exercício da cidadania, confiança, audácia, humanidade, gentileza, humildade, objetivos e caminho.

Os primeiros calouros a participarem do evento foram os graduandos em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, no campus Poços de Caldas. A reunião com a Reitoria ocorreu na quarta-feira, 13/09, no auditório daquela unidade, em cerimônia que contou com a presença do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, e de representantes de unidades acadêmicas e administrativas da Universidade.

Em Varginha, os calouros do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia se reuniram com a Reitoria na quinta-feira, 14/09, no auditório do campus, onde além da vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo, também puderam conhecer outros gestores das unidades acadêmicas e administrativas.

O encontro da Reitoria com os calouros dos cursos Ciências Biológicas, Farmácia, Odontologia e Química aconteceu na sexta-feira, 15/09, na sede, com a presença do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria, e demais dirigentes da Instituição.