Câmara dos Deputados homenageia a UNIFAL-MG pelos 100 anos, em Brasília-DF

A solenidade ocorreu no Plenário Ulysses Guimarães, no dia 15/07

No dia 15 de julho de 2014, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília - DF, ocorreu a sessão solene em homenagem ao Centenário da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG.

A solenidade foi presidida inicialmente pelo Deputado Mauro Benevides, um dos mais experientes parlamentares brasileiros, que saudando a todos, destacou a importância desta sessão solene.

Na sequência, foi exibido o vídeo institucional apresentando aos presentes os dados e as características da UNIFAL-MG.

Após o vídeo, o Deputado Mauro Benevides passou a presidência da sessão ao Deputado Geraldo Thadeu, autor do requerimento da solenidade, que proferiu palavras emocionadas sobre o grande valor e a contribuição da UNIFAL-MG na formação de jovens e adultos. "A UNIFAL é uma das Instituições de Ensino Superior mais antigas do Brasil e de excelente nível educacional, competência, que completa 100 anos em 2014, merecedora de todas as homenagens e congratulações.”

A seguir iniciaram-se os pronunciamentos dos parlamentares presentes. O primeiro a discursar foi o Deputado Mauro Benevides, seguido pelos senhores deputados Marco Aurelio Ubiali, Fernando Ferro e a Deputada Jô Moraes. Todos destacaram a importância da UNIFAL-MG no cenário educacional brasileiro, bem como a relevância do reconhecimento do povo brasileiro, por meio da Câmara Federal, dos trabalhos realizados pela UNIFAL-MG ao longo desses cem anos de vida. A palavra foi concedida também ao vereador de Alfenas-MG, Waldemilson Gustavo Bassoto, que em nome da cidade de Alfenas agradeceu e salientou a importância da Universidade para o município de Alfenas e região.

Falando em nome da UNIFAL-MG, o reitor Prof. Paulo Marcio de Faria e Silva saudou os componentes da mesa de honra, agradeceu a presença de todos os parlamentares e a presença do Sr. Gustavo Balduino, secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES. “A Andifes é um interlocutor privilegiado das Universidades, principalmente nesta casa legislativa, quando, com muita qualidade, procura interferir ou discutir os projetos mais importantes relacionados à educação superior brasileira.  A Andifes é a associação que luta arduamente para conquistas importantes para as Universidades Federais".

Em seu discurso emocionado, o Prof. Paulo Márcio agradeceu ao Deputado Geraldo Thadeu pela generosidade ao requerer esta sessão solene que entrou para a história da UNIFAL-MG.  "Dizer da emoção que sinto nesse momento, por esta homenagem, também como aluno formado por aquela Instituição. Representar a Instituição neste momento, numa casa tão importante do Congresso Nacional, a Câmera Federal, e ver  a UNIFAL-MG,  pela  qual temos tanto carinho, ser dignamente homenageada, isso enche, qualquer pessoa que passou pela Instituição e que hoje lá está, realmente, de um enorme orgulho.  E destaco mais uma vez, Deputado Geraldo Thadeu, sua generosidade, de ter feito essa proposição, de uma sessão, que entra, sem dúvida, também hoje para a história da nossa Instituição."

O Prof. Paulo Márcio ressaltou ainda a frase de Rui Barbosa, que consta na ata de criação da então Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas - EFOA, registrada em 1914,  “ A suprema santificação da linguagem humana, abaixo da prece, está no ensino da mocidade. O lavrador deste chão devia amanhá-lo de joelhos, devia cuidar  desse chão, de joelhos"    Destacou a importante missão das Universidades que é cuidar da educação e da formação dos jovens do nosso país, completando: " sem dúvida, acredito que é isso que a UNIFAL-MG, assim como as demais Universidades Federais, particularmente as Universidades Federais Mineiras têm feito todos esses anos, que é cuidar bem, procurar cuidar bem da educação superior no estado de Minas Gerais e no Brasil."

Na ocasião, o magnífico reitor da UNIFAL-MG entregou ao Deputado Geraldo Thadeu o livro lançado pela ocasião do Centenário, intitulado:  “De Efoa a Unifal-MG, – Memórias de 100 anos de história”, que resgata a trajetória da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas – EFOA até a transformação em Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL-MG.

Acesse a galeria de fotos

Assista a gravação da sessão solene -  do Portal da Câmara dos Deputados