Coleta de óleo na UNIFAL-MG: uma AÇÃO que INOVA

Universidade promove campanha ambiental de coleta de óleo de cozinha

A Comissão de Sustentabilidade Campus Verde da UNIFAL-MG lança na próxima semana na Instituição, uma campanha ambiental de coleta de óleo usado de cozinha – um projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão.

No dia 21/10, alunos que integram as empresas juniores BIOTEC Inova e a QuimicAção, bolsistas do projeto, passarão nas salas de aulas e no Restaurante Universitário, informando sobre a ação que visa a conscientização do descarte adequado de óleo usado de cozinha, para que o mesmo não seja lançado na pia, ralos ou aterros sanitários.

De acordo com a coordenadora da campanha, Cristiane Moreira Mendes, servidora da UNIFAL-MG, se um litro de óleo de cozinha é lançado em um rio ou lago, chega a poluir cerca de 25 mil litros de água. “Anualmente, o Brasil descarta 1,5 bilhão de litros de óleo de cozinha de forma inadequada. O índice de reciclagem desse resíduo é apenas de 2,5 a 3,5%”, comenta, citando dados divulgados pela Casa Civil da Presidência da República.

Cristiane explica que o óleo deverá ser descartado em garrafas pet no posto de coleta que foi disponibilizado entre a guarita principal e o ponto de ônibus na sede da UNIFAL-MG. “O material coletado será reutilizado, gerando benefícios sociais”, afirma a coordenadora da campanha.

Todo material arrecadado será encaminhado à Copasa, que dará o destino ecologicamente correto ao óleo.

Participe da Campanha! Ajude-nos a melhorar o meio ambiente:

• Após a fritura dos alimentos, espere o óleo esfriar.
  • Coloque o óleo frio em uma garrafa PET e tampe bem.
  • Descarte a garrafa no posto de coleta da UNIFAL-MG.