PRACE promove campanha de conscientização para o fim da utilização de copos descartáveis nos RU's da UNIFAL-MG

Alunos estão recebendo canecas renováveis em substituição aos copos

Aproveitando as comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente (03 a 07/06), a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis - PRACE, em parceria com o Diretório Central de Estudantes, com o Projeto ECOAR e a empresa Nutri Star, está lançando uma campanha de conscientização para o fim da utilização de copos descartáveis nos Restaurantes Universitários - RU's da UNIFAL-MG.

Iniciada na semana passada, a ação consiste na troca de copos descartáveis por canecas retornáveis nos RU's da Instituição. Assim, mediante a apresentação da carteirinha de identificação e assinatura na lista de recebimento, cada aluno está ganhando uma caneca para utilizar durante as refeições.

Em Alfenas, a partir do dia 10/06, somente terá acesso ao suco servido no restaurante, quem levar sua caneca. Quem não for estudante, pode colaborar levando a sua própria caneca ou pegar uma caneca do RU emprestada, neste caso, deve ser devolvida no final da refeição.

No Campus Avançado de Poços de Caldas, a distribuição iniciará em 11/06 e o fim da utilização dos copos está prevista para o dia 17/06.

Além das canecas e cartazes de conscientização, os alunos são informados no próprio restaurante, sobre como ocorrerá a transição da troca de copos e da utilização da caneca. Entre as orientações para os alunos da sede, a PRACE incluiu as seguintes informações:

POR QUE DEVEMOS EVITAR O COPO DESCARTÁVEL? Aqui estão alguns motivos:

• o plástico não é um material biodegradável;
  • portanto, é poluidor do meio ambiente;
  • demora em média 200 anos para se decompor;
  • sua vida útil é muito pequena, às vezes chega a durar 13 segundos após sair do display;
  • estão em número cada vez maior nos aterros sanitários;
  • sua produção utiliza muita água e energia elétrica;
  • o plástico provém do petróleo (fonte não renovável que demora anos para se formar);
  • há grande impacto ambiental na extração do petróleo;
  • o poliestireno do copo descartável em contato com bebidas quentes libera o estireno, que é um monômero tóxico apontado com cancerígeno;
  • na produção do copo descartável a participação do poliestireno reciclado é mínima, desta forma todo copo descartável utiliza matéria-prima extrativa e não sustentável;
  • sua reciclagem consome muita água, além de ser muito trabalhosa e pouco viável.

VEJA SÓ O CONSUMO DE COPOS DESCARTÁVEIS NO RU DE ALFENAS:
- Diário: 1.300 un.
- Semanal: 7.200 un.
- Mensal: 28.600 un.
- Anual: 315.000 un.

A cada novo semestre os calouros receberão sua caneca. Em caso de perda ou estrago, o próprio aluno terá que providenciar outra.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Alfenas
Colaboração: Fernanda Laurides Ribeiro de Oliveira Lomeu, nutricionista da PRACE, presidente das Comissões Fiscalizadoras dos Restaurantes Universitários da UNIFAL-MG