Campus Avançado de Poços de Caldas

Versão para impressãoEnviar por email

Estrutura, obras e projetos

O Campus Avançado da UNIFAL-MG em Poços de Caldas está localizado em um terreno com área de 500.000 m², às margens da BR 267, Km 233, na Cidade Universitária de Poços de Caldas. O local possui uma infraestrutura que dispõe de 5 prédios construídos, totalizando 7.404 m² de área, e outros 3 em desenvolvimento, que somarão mais 4.068 m².

Para atender os mais de 800 alunos dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental e Urbana, Engenharia de Minas e Engenharia Química e também dos cursos de pós-graduação, os espaços foram divididos em:

- Prédio A: salas administrativas, sala de reuniões, sala dos professores e biblioteca.
- Prédio B: salas de aulas (que comportam entre 56 e 144 alunos) e o DRGCA.
- Prédio C: laboratórios químicos, de multiusuários, almoxarifado de reagentes, e também os espaços destinados à pesquisa e à pós-graduação, entre outros.
- Prédio D: Restaurante Universitário, cantina, almoxarifado e serviços gerais.
- Prédio E: salas de aulas e laboratórios de engenharias.

Com o crescimento do campus, foi necessário ampliar a infraestrutura, a fim de adequar à realidade local. Assim, os outros prédios em construção, irão abrigar: o Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT, o prédio de pesquisa dos docentes do Programa de Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais (financiado pela FINEP) e o prédio dos laboratórios de engenharias.

De acordo com o diretor do campus, Prof. Rodrigo Fernando Costa Marques, a expectativa é que a sala dos professores e também de assistência pedagógica passe a funcionar no prédio do Instituto de Ciência e Tecnologia. “No projeto estão previstas mais de 80 vagas efetivas para o campus”, explica afirmando que o espaço foi idealizado também para abrigar os novos profissionais. No ICT, funcionarão ainda, salas administrativas e um anfiteatro para aproximadamente 170 pessoas.

Em relação ao prédio da FINEP, o professor explica que com a aprovação do primeiro Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Ciência e Engenharia Materiais, em apenas dois anos de funcionamento da unidade em Poços de Caldas, também cresceu a demanda de projetos e pesquisas. Neste prédio, construído com recurso da própria Financiadora, ficarão locados os laboratórios de pesquisa e as salas de aula de pós-graduação, que hoje, são compartilhados com os espaços dos cursos de graduação. Além do Mestrado em Ciência e Engenharia Materiais, o campus oferece também Mestrado em Ciência e Engenharia Ambiental. “Estamos estudando também implantar o curso de Mestrado Profissionalizante na área de Energia e Sustentabilidade”, comenta.

Sobre o prédio para os laboratórios de engenharias, Prof. Rodrigo Marques revela o projeto de concentrar em um mesmo saguão as engenharias de minas, ambiental e de química. “Imagina um laboratório de engenharia onde o aluno recebe a bauxita no início do saguão. Ali, ele aprende parte da engenharia de minas, como é o processo de extração da bauxita, etc, aí vai para o laboratório do lado onde fica a engenharia ambiental. Lá ele aprenderá como recuperar o ambiente que foi degradado com a extração da bauxita. Em seguida, irá para outro laboratório que é o de engenharia química e processos, onde ele vai aprender como são os processos químicos da indústria para transformar essa bauxita em alumínio”, exemplifica.

Pelas condições espaciais e de localização, não só do campus como também da cidade, que possui uma característica geológica e se destaca em Minas Gerais no ranking de responsabilidade social, a UNIFAL-MG em Poços de Caldas favorece a expansão de novas atividades. Um dos destaques é o projeto de parcerias estabelecidas com diversos segmentos industriais que proporcionam às partes o compartilhamento de processos, competências e demandas, para posteriormente, a universidade formar um grupo de pesquisa a fim de disponibilizar possibilidades de trabalho para sanar as necessidades encontradas.

A unidade de Poços dispõe ainda, de um Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – CDTI, em parceria com a Prefeitura Municipal, que apoia micro e pequenas empresas nas questões legais para instalação, licenciamento e patenteamento de um produto.

Polo Hidroex no Campus Poços de Caldas

Outro projeto de grande relevância no campus é o da implantação do Polo Hidroex, previsto para ser inaugurado até o final de 2013. A proposta, que nasceu da parceria entre a Vigilância Sanitária e o Campus Avançado de Poços, é que a unidade se torne um centro de referência no monitoramento de gestão de qualidade das águas. “Nós começamos a enxergar que nossos docentes tinham competência não só nesta área de controle de qualidade de água e análise e pesquisa, mas também na área de gestão de recursos hídricos e educação ambiental. Então, nós ampliamos a proposta do centro, e começamos a trabalhar a ideia que congregasse: gestão, educação e recursos hídricos”, ressalta.

Segundo Prof. Rodrigo Marques, a proposta do centro, contou com o apoio institucional do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, que apresentou o campus ao secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, e também aos gestores da UNESCO/Hidroex, com os quais firmou parceria, levando a UNIFAL-MG a integrar o Condomínio Temático das Instituições de Ensino Superior, Pesquisa e Desenvolvimento da Cidade das Águas.

O centro será desenvolvido em três eixos nos quais, uma parte ficará destinada para a análise que trabalhará na prestação de serviço e pesquisa; uma segunda parte, que será a da educação ambiental, que envolverá a extensão e também a pesquisa, aproximando jovens e técnicos ambientais do campus para capacitações; e ainda, um último eixo que será a de gestão de recursos hídricos que ficará responsável por auxiliar os gestores públicos na elaboração de políticas para atuar no controle de enchentes, supervisão de obras, entre outras demandas.

O Polo Hidroex no Campus Avançado de Poços de Caldas exercerá influência em uma área que reúne 28 municípios do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, integrantes do Comitê de bacias hidrográficas dos afluentes mineiros dos rios Mogi-Guaçu e Pardo, onde já foi notada a presença de metais pesados, agrotóxicos e hormônios na água.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Alfenas

Colaboração: Cristiane Moreira Mendes, da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG

Fotos aéreas: Evânio dos Santos Branquinho (professor do Instituto de Ciências da Natureza - UNIFAL-MG)/ Rogério Souza Bernardes (técnico em eletrônica - UNIFAL-MG)

Acesse outras fotos dos campi da UNIFAL-MG no acervo disponível no site da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, em Projetos e Obras.

Galeria