Campus Avançado de Varginha

Conheça a estrutura do local

A criação do Campus Avançado da UNIFAL-MG em Varginha se destaca como um bom exemplo de consolidação do programa de expansão do ensino superior do Governo Federal. Ampliando a infraestrutura e promovendo o desenvolvimento acadêmico e pedagógico para mais de 700 alunos, a unidade possui 3 prédios em funcionamento e um em construção, que juntos somam 8.078,58 m² de área construída em um terreno de 135.000 m².

No pavilhão A, estão localizadas a biblioteca, a lanchonete, a sala dos professores e as salas administrativas.

Há cerca de um mês, a biblioteca ganhou novo mobiliário, passando a disponibilizar aos alunos, 12 mesas redondas com 48 cadeiras para estudos. Novas estantes também proporcionaram melhor acomodação ao acervo local, que é composto por mais de 3.500 exemplares de quase 1.000 títulos de livros, além de periódicos e DVD’s educativos.

Neste prédio, também fica a área de vivência do campus, onde os alunos se concentram no intervalo. Recentemente, o espaço recebeu mesas novas e padronizadas que harmonizaram o ambiente. Também foram adquiridas mesas de jogos de xadrez e pingue-pongue (tênis de mesa). Segundo a servidora Iêda Gomes Francisco, do setor administrativo, está prevista a construção de uma cobertura para o pátio. “A intenção é estender a área dos jogos, para melhor acomodar os alunos”, comenta.

Já o prédio B é composto por 5 salas de aulas, que comportam 70 alunos cada uma, e também por um laboratório de informática. No pavilhão B, ficam ainda, a Incubadora de Empresas, a sala do Programa de Educação Tutorial - PET e a sala onde funciona a Empresa Júnior.

Outras 5 salas de aulas estão instaladas no prédio C, sendo 3 para turmas de até 150 alunos e 2 salas para 75 alunos, cada.

De acordo com a diretora do campus, Profa. Tatiana Cardoso Teixeira, a mudança para a sede definitiva proporcionou um grande ganho de qualidade nas instalações do Campus Avançado de Varginha.

Quanto à expectativa de ocupação do prédio D, a Profa. Tatiana ressalta: “É muito boa, pois ele comportará as salas de professores, o que possibilitará instalações adequadas ao trabalho docente, além de uma ampla biblioteca, área de vivência, salas de aula e um pequeno auditório, proporcionando melhor qualidade de vida a toda a comunidade acadêmica.”

No pavilhão D, ficarão concentrados:

- 1º pavimento: o auditório com capacidade para 150 pessoas; a biblioteca (que será duas vezes maior que a atual) e a lanchonete;
- 2º pavimento: salas de aulas (cerca de 8) e laboratórios - que serão divididos em um maior e outros menores, visando atender os projetos de pesquisa e especialização;
- 3º pavimento: salas para os professores que serão separadas, conforme a área de conhecimento.

Atualmente, os cursos de graduação oferecidos pela unidade são: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Administração Pública, Ciências Atuariais e Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria. No próximo mês de agosto, também 15 alunos iniciarão o Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão Pública e Sociedade na unidade.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Alfenas

Colaboração: Cristiane Moreira Mendes, da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG