Campus Poços de Caldas sediará Encontro Mineiro de Física

Versão para impressãoEnviar por email
Evento será promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Física

O Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas, sediará de 03 a 05/12, um dos maiores eventos regionais de Física do país: o Encontro Mineiro de Física (EMiF). 

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Física, oferecido pela UNIFAL-MG em associação com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), o evento tem por finalidade integrar as atividades de pesquisa das diversas áreas da Física desenvolvidas no estado de Minas Gerais, bem como criar um ambiente propício para estabelecer vínculos profissionais entre os professores e os pesquisadores da Instituição, com destacados investigadores de outros estados.

"Trata-se de um evento bastante importante que deve reunir cerca de 200 pesquisadores da área”, destaca Prof. Cássius Anderson Miquele de Melo, docente do Programa.

De acordo com a Coordenação da nova edição do encontro, o EMiF corresponde à continuação dos chamados “Encontros Regionais da Sociedade Brasileira de Física (ERSBF’s)” que foram realizados no passado em diferentes universidades mineiras. Essa série de encontros teve início em 1997 na Universidade Federal de Minas Gerais e sua última edição teve lugar na Universidade Federal de Itajubá em 2012.

“Neste encontro vamos contar com uma conferência inaugural na qual homenagearemos a Profa. Dra. Maria Carolina Nemes (in memoriam); quatro palestras de especialistas, um de cada grande área da Física; oficinas e minicursos; apresentações orais e apresentações de pôsteres pelos participantes”, salientou Prof. Hugo Bonette de Carvalho, responsável pelo Programa na UNIFAL-MG e um dos coordenadores do evento.

A programação do 9º Encontro Mineiro de Física, que conta com o apoio da Universidade Federal de Itajubá, está disponível na página: http://www.espacointerciencias.com.br/emif2014/index.html