Campus Varginha sedia o 14º Encontro Mineiro de Estatística-MGEST

Renomados pesquisadores brasileiros participaram do evento

Nos dias 29 e 30/09, o Campus Avançado de Varginha da UNIFAL-MG sediou o 14º Encontro Mineiro de Estatística-MGEST, que reuniu profissionais, professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da área de Estatística e áreas afins, para a apresentação e discussão de novos desenvolvimentos metodológicos da Estatística e suas aplicações.

Os treze encontros, anteriormente, realizados foram sediados por universidades como UFMG, UFLA, UFJF, UFV, UFSJ, UFOP, UFU e UFVJM. Esta foi a primeira vez que a Universidade recebeu o evento com cerca de 200 participantes e pouco mais de 230 trabalhos divididos em comunicações orais e pôsteres.

Os participantes representaram instituições como UFLA, UFJS, UFMG, UFOP, UFJF, UFVJM, UFU, UFV, ESALQ, UNESP, UNICAMP, UFPE, UFRRJ.

A programação contou com a participação de renomados pesquisadores brasileiros da área como Francisco Louzada (USP-ICMC), Walmes Zeviani (UFPR), Adriano Borgatto (UFSC), Tufi Machado Soares (Caed-UFJF), Jean Piton (DM-UFSCar), Marcelo Cirillo (UFLA), Marcos Oliveira Prates(UFMG), Lívia Costa Borges (FUNENSEG), Marcelo Tavares (UFU), Daniel Furtado Ferreira (UFLA), Eric Batista Ferreira (UNIFAL-MG), Daniela C. R. de Oliveira (UFSJ), William Neto (Centro de Pesquisas Aplicadas em Risco (CEPER/UERJ), Dani Gamerman (UFRJ), Simone Santório (UFSCar - Araras), Paulo Gomes (Instituto SAS), Fabyano Fonseca e Silva (UFV) e Eduardo Bearzoti (UFOP).

A participação dos pesquisadores criou oportunidades de intercâmbio entre professores e alunos da UNIFAL-MG, o que pode gerar trabalhos conjuntos e orientações em programas de mestrado e de doutorado para os alunos.

"O evento teve uma repercussão muito positiva entre os participantes porque a organização pode contar, mesmo com a forte crise econômica que atinge o país, com o apoio do Instituto SAS, Café Bom Dia e MDA Pesquisa e patrocínio da FAPEMIG, Associação Brasileira de Estatística (ABE) e Caixa Econômica Federal", comentou  Profa.  Luciene Resende Gonçalves, docente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.

Para a presidente da Comissão Organizadora local do evento, Profa. Letícia Lima Milani Rodrigues, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, o MGEST foi um sucesso. "Sendo um evento estadual já tradicional, conseguimos divulgar a UNIFAL-MG e mais especificamente o Campus Avançado de Varginha", ressaltou.

Comentando sobre a organização do evento, a docente falou da especial atenção dispensada ao planejamento das ações interdisciplinares da área, a fim de tornar o encontro mais atrativo e envolver um número maior de professores até mesmo da própria Instituição. "A programação foi planejada pensando nas ações interdisciplinares dos professores de Estatística, procurando atender algumas áreas do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Contamos com pesquisadores brasileiros renomados para enriquecer o evento. Recebemos 223 participantes de várias instituições mineiras e brasileiras, foram cerca de 230 trabalhos submetidos. O  MGEST reuniu profissionais, professores, pesquisadores e estudantes da área de Estatística, promoveu apresentação e discussão de novos desenvolvimentos metodológicos, além de promover uma aproximação entre a área acadêmica e o mercado de trabalho", destacou.

Com informações: Luciene Resende Gonçalves, professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG
Fotos: Robson Vitor Freitas Reis, servidor do campus Varginha da UNIFAL-MG