Professor da UNIFAL-MG restaura documentação histórica manuscrita de Alfenas

Acervo é composto por 69 séries documentais do Executivo e do Legislativo municipais

O professor do curso de História do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, Alisson Eugênio, desenvolveu um trabalho de restauração, organização e catalogação da documentação histórica manuscrita de Alfenas, referente ao período de 1860 a 1982.

Composto por 69 séries documentais, (34 da Câmara Municipal e 35 da Prefeitura Municipal), o acervo variado, remonta a vida cotidiana no município, bem como a economia, a política, a cultura e aspectos sociais da cidade. “Por meio dele, diversas pesquisas poderão ser desenvolvidas para o estudo da história de Alfenas”, assinala o autor.

Segundo Prof. Alisson, o material será útil para os alunos da Universidade e também para os professores da rede de ensino básico e médio do município. “A documentação que ele reúne poderá servir de ‘laboratório’ para capacitação de alunos dos cursos de História e Ciências Sociais da UNIFAL-MG; para aprenderem a interpretar a história na fonte primária, o que poderá estimular o interesse deles em pesquisar temas históricos e sociais da cidade. Também criará condições para que os professores da rede de ensino básico e médio de Alfenas possam ser treinados para ler a documentação histórica manuscrita e levá-la para sala de aula”, comenta.

FONTES PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA DE ALFENAS

O trabalho do professor foi desenvolvido entre 2010 e 2012, e contou com o suporte de 15 alunos que após participarem e se capacitarem em projetos e cursos de extensão, integraram a equipe responsável pela organização e catalogação do acervo.

“A organização foi feita em etapas. A primeira delas consistiu em separar os dois fundos que compõem o acervo do Executivo e Legislativo Municipais: o fundo da Câmara Municipal de Alfenas e o da Prefeitura Municipal de Alfenas. Como eles estavam misturados, essa etapa foi muito custosa e demorada. Pois tivemos que identificar cada peça para reconstituição de ambos os fundos. Em seguida, separamos as séries documentais formadoras dos fundos para, na sequência, colocar as peças de cada uma delas em ordem cronológica. Finalmente, as dispomos em ordem alfabética para facilitar a sua localização nas prateleiras”, revela Prof. Alisson.

Abrangendo 120 anos de história de Alfenas, o acervo reúne informações burocráticas correntes, sobretudo as de caráter contábil, dados eleitorais registrados nas Atas de eleições e Listas de eleitores, e também, dados econômicos registrados nos arrolamentos de contribuintes que pagavam impostos relativos, por exemplo, à “indústria e profissões”, de comerciantes do antigo mercado municipal e dos pecuaristas que abatiam seu gado no matadouro municipal.

Ao comentar sobre o principal objetivo da pesquisa, Prof. Alisson ressalta: “Contribuir para a promoção de estudos sobre a formação histórica de Alfenas, sobre aspectos da vida de seus habitantes e sobre atividades dos seus poderes Executivo e Legislativo”, enfatiza.

Além de ser impresso pela UNIFAL-MG em breve, o catálogo da documentação também será disponibilizado on-line. O acervo, que ocupa um espaço nas dependências do prédio do Museu da Memória e Patrimônio da Instituição, deverá ser aberto ao público, no segundo semestre de 2013.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social