Prof. Celso Ferrarezi lança “Linguagem, discurso, educação: entremeios e leituras”

Esta é a 27ª obra da carreira do autor

O professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL da UNIFAL-MG, Celso Ferrarezi Júnior, acaba de lançar mais uma obra. Trata-se do livro “Linguagem, discurso, educação: entremeios e leituras”, que reúne textos do autor publicados entre 2009 e 2011, no portal eletrônico Artefato Cultural.

De acordo com Prof. Ferrarezi, o livro, organizado por seus ex-alunos de mestrado e lançado pela editora CRV, é composto por cerca de 100 artigos selecionados que envolvem principalmente, o tema Educação, tratando de assuntos como, a vida do docente da Educação Básica, o que é qualidade em Educação, a questão dos relacionamentos pessoais em ambientes educacionais, políticas públicas etc. A obra também aborda temas de linguagem, gramática, ensino de línguas e outros temas com viés filosófico, sob o ponto de vista do professor. “No portal, eu gozava de total liberdade editorial e pude publicar opiniões controversas e coisas que não seriam ditas com facilidade em outro lugar. Além disso, sempre prezei por uma forma divertida de dizer as ‘verdades’ necessárias, e isso acabava fazendo com que a coluna tivesse cerca de 3 mil acessos semanais em média”, revela Prof. Ferrarezi.

O autor conta que apesar de ter deixado de escrever semanalmente no portal no final de 2011, alguns leitores assíduos de sua coluna não quiseram deixar os textos no esquecimento. “Dois ex-alunos meus do mestrado, que liam a coluna regularmente, se ofereceram para organizar os textos e publicar, mesmo sem que eu o pedisse. O resultado é esse livro, o 27º de minha carreira como autor”, comenta, referindo-se aos organizadores da obra, Fabíola Ferreira Ocampo e Sérgio Nunes de Jesus.

Quem assina o prefácio é a professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO, Mércia Gomes Bessa Coelho, que anuncia: “O jeito inteligente, bem-humorado, sincero, mas, sem perder de vista a criticidade necessária na qual a temática educação merece ser tratada, o faz contar histórias que nos levam a refletir sobre como a educação é construída em nosso país e no imaginário das pessoas. Isto faz da ideia dos organizadores desse livro, Fabíola e Sérgio, uma bela oportunidade para estender a outras pessoas o contato com o universo de pensamentos que o professor Ferrarezi nos proporciona... Só me resta convidar o leitor para mergulhar em um manancial de histórias que o possibilitará ao crescimento enquanto ser humano e enquanto profissional da educação.”

O livro pode ser adquirido através do portal da editora CRV, link: http://www.editoracrv.com.br/?f=produto_detalhes&pid=3668

O AUTOR

Celso Ferrarezi Júnior é professor associado da Universidade Federal de Alfenas com experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos seguintes temas: semântica, educação, alfabetização, descrição e teoria lingüística. Possui Licenciatura Plena em Letras Português - Inglês pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Linguística - Semântica pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Doutorado em Linguística - Semântica pela Universidade Federal de Rondônia (1998) e Pós-Doutorado em Semântica pela Universidade Estadual de Campinas (2005).

Página eletrônica pessoal: www.cferrarezi.com

Por: Ana Carolina Araújo