Professor da UNIFAL-MG é colaborador do Centro de Tecnologia "Renato Archer"

Unidade de pesquisa de Campinhas integra o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Prof.  Hélio Lemes Costa Jr. no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer em Campinas - SP

Desde o dia 09/04, o Prof. Hélio Lemes do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, passou a colaborar cientificamente com o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em Campinas-SP. O CTI é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com mais de 30 anos de atuação em pesquisa e no desenvolvimento em tecnologia da informação.

No Centro, ocorre intensa interação com o setor acadêmico e com o setor industrial, o que mantém o CTI no estado da arte em seus principais focos de atuação, que envolvem tecnologias e gestão, focado principalmente em inovações. "A parceria iniciou por meio das interações com o Prof. Marco Antônio Silveira, que preside o Projeto G.A.I.A. (Grupo de Apoio à Inovação e Aprendizagem em Sistemas Organizacionais)", informou Prof. Hélio.

De acordo com o pesquisador colaborador, o grupo é constituído por uma equipe multidisciplinar de pesquisas aplicadas, que integra geração de conhecimento com resultados práticos e tem como foco, a aprendizagem organizacional que dá sustentabilidade à inovação e ao desenvolvimento socioeconômico de empresas.

"A interação interinstitucional pretende sempre aproximar competências e promover o intercâmbio de conhecimento entre as especialidades e a complementariedade entre distintas áreas de pesquisa", afirma o professor.

Conheça o trabalho do CTI na página da instituição

Informações e foto: Hélio Lemes Costa Jr., professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, campus Varginha