Ciclo de palestras aprimora o conhecimento sobre hipertensão e diabetes

Liga Acadêmica da UNIFAL-MG tem desenvolvido atividades e grupo de estudos sobre o tema

A Liga Acadêmica de Diabetes e Hipertensão Arterial Sistêmica da UNIFAL-MG (LADHAS) foi criada no 2º semestre de 2017, por discentes e docentes do curso de Medicina, com o objetivo de realizar ações que visem à aquisição de conhecimentos teóricos e práticos desta especialidade médica pelo estudante de medicina. Reforçando a necessidade do médico generalista de ter conhecimentos sólidos em hipertensão e diabetes para tratar, orientar e encaminhar a população sob sua responsabilidade, a Liga tem desenvolvido, como parte de suas atividades, um grupo de estudos sobre o tema a fim de preparar a equipe acadêmica para as práticas na comunidade.

Os alunos participaram, em 25/04, de uma palestra sobre "Fisiologia Cardíaca", ministrada pelo Prof. Renato Rizo Ventura, docente da disciplina de Fisiologia da UNIFAL-MG, e em 09/05, a LADHAS recebeu o Dr. José Antônio Dias Garcia, professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, campus Machado e da Universidade José do Rosário Vellano, que proferiu a palestra “Controle Fisiológico da Pressão Arterial".

Segundo as Coordenadoras da LADHAS, Profa. Evelise Aline Soares e Profa. Anelena Moretto Salomão, as palestras para os membros da Liga promovem aprofundamento das bases morfofuncionais da pressão arterial e seus distúrbios, sendo fundamental para as ações práticas planejadas para o próximo semestre, garantindo, assim, o pilar das Ligas Acadêmicas: ensino, pesquisa e extensão.

As atividades sobre hipertensão e diabetes seguirão até o término do semestre, quando o grupo receberá profissionais que abordarão as características clínicas das doenças, os aspectos nutricionais e a importância da atividade física.

Informações e fotos: Evelise Aline Soares, professora e diretora da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG