Cientistas da área de física de neutrinos inaugurarão o projeto Dune

Evento simbólico que marcará as instalações dos detectores será dia 21/07

Na sexta-feira, 21/07, os cientistas da área de neutrinos irão comemorar as instalações de um dos maiores projetos científicos da atualidade: Deep Underground Neutrino Experiment, o Dune e SBND, e seus maciços detectores de partículas de 70 mil toneladas, do qual a Universidade é uma instituição-membro no desenvolvimento da pesquisa, planejamento do projeto, teste e construção de componentes.

Trata-se de um evento simbólico que irá marcar o pioneirismo do protótipo dos detectores que já estão em construção pela Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, conhecida como CERN, no Centro de Pesquisa Subterrânea de Sanford, em Dakota do Sul, Estados Unidos.

O experimento compõe a linha de pesquisa em física de neutrinos do Fermi National Accelerator Laboratory - Fermilab (EUA), projeto que conta com a participação do pesquisador da área de Física da UNIFAL-MG, Prof. Gustavo do Amaral Valdiviesso, do Instituto de Ciência e Tecnologia, campus Poços de Caldas, e também de estudantes da Universidade.

O Dune é o mais ambicioso empreendimento já concebido para o estudo dos neutrinos, pois consiste igualmente em uma iniciativa bilionária, destinada a investigar em profundidade a estrutura da matéria e a responder algumas das mais inquietantes perguntas relativas à formação do Universo. Colaboração internacional, com sede no Fermilab, nos Estados Unidos, e custo estimado no patamar de US$ 1 bilhão, o Dune já congrega 970 colaboradores, de 164 instituições de pesquisa, de 31 países. A construção dos equipamentos está sendo iniciada neste ano. E o início das operações foi agendado para 2026.

A expectativa é de que quando a construção estiver completa, o Fermilab enviará um feixe de neutrinos a 1.300 quilômetros direto através da terra - sem túnel necessário - aos detectores subterrâneos de 4 andares em Dakota do Sul para descobrir o papel que os neutrinos desempenham na evolução do universo.

Vale destacar que na próxima segunda-feira, 24/07, o professor Gustavo iniciará a missão de um ano no Fermilab, trabalhando na instrumentação do SBND, até julho de 2018.  No ano passado, o pesquisador foi o receptor do Intensity Frontier Fellowship, uma linha de financiamento do governo estadunidense para desenvolvimento de novas tecnologias. “Eu recebi 36 mil dólares para trabalhar na montagem do SBND, a partir de 24/07/2017, por um ano. Ao mesmo tempo, fui contemplado com uma bolsa de pós-doc sênior da Capes, o que garantiu que eu e minha família pudéssemos nos mudar para o Fermilab por um ano”, explica.

Para saber mais sobre o experimento Dune, confira o vídeo a seguir: