CinePET- BICE apresenta o premiado filme "Aquarius" no campus Varginha

Exibição é gratuita, oficial e inédita para o Sul de Minas

O Programa de Educação Tutorial (PET-BICE) da UNIFAL-MG, campus Varginha, irá exibir no Projeto CinePET no dia 13/02, às 15h, o filme “Aquarius”.

A produtora Vitrine Filmes autorizou a transmissão do longa-metragem assim como acontece com outras universidades do país. A exibição é inédita para todo Sul de Minas.

Após a transmissão, que ocorrerá no auditório do prédio D, haverá um debate conduzido pelo professor Dimitri Augusto da Cunha Toledo.

O filme

"Aquarius" é o segundo filme de ficção dirigido por Kleber Mendonça Filho que já dirigiu "O Som ao Redor" (2012) e o documentário "Crítico" (2008). A produção ganhou os Prêmios Fênix nas categorias melhor diretor e melhor atriz para Sônia Braga.

O filme também foi premiado no festival de Sidney (Transatlantyk Festival), em Lima no Peru e no Festival World Cinema Amsterdam. Sônia Braga foi eleita melhor atriz também em Lima.

"Aquarius" conta a história de uma jornalista aposentada, Clara. Ela mora em um apartamento do edifício Aquarius na Praia de Boa Viagem em Recife. O antigo prédio resistia à modernidade dos arranha-céus vizinhos até a chegada de uma construtora interessada em um novo empreendimento no local. Com este propósito, a empresa adquire todos os apartamentos do Aquarius, menos o da jornalista. Aí está o dilema do filme: para Clara, não há dinheiro que pague pelo local que conserva suas lembranças e, para a construtora, não existe uma resposta negativa para seus interesses. Clara sofre todo tipo de pressão e assédio para que aceite vender o apartamento.

O CinePET

Há mais de um ano, o Projeto CinePET do Programa de Educação Tutorial do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (PET BICE) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), oferece sessões gratuitas de cinema no campus de Varginha e utiliza o cinema como ferramenta de reflexão sobre temas do cotidiano.

A cada mês é exibido um filme e/ou documentário e debatido com a orientação de um(a) convidado(a). O objetivo é proporcionar um espaço de reflexão, crítica e debate no qual todos possam se expressar livremente. A atividade gratuita é realizada no auditório da UNIFAL-MG do campus Varginha e aberta ao público.

O PET BICE

O Programa de Educação Tutorial do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (PET BICE), é desenvolvido pelo Ministério da Educação e tem como filosofia, a integração do aluno de graduação com a universidade e a comunidade por meio de projetos e ações articuladas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.

Para mais informações acesse a página do projeto

Com informações: Samuel Augusto de Paiva, membro do PET BICE