CinePET- BICE exibirá o documentário "Home: Nossa Planeta, Nossa Casa"

Dia 24/04, às 14h, campus Varginha

O Programa de Educação Tutorial (PET-BICE) da UNIFAL-MG, campus Varginha, irá exibir no Projeto CinePET no dia 24/04, às 14h, no auditório do prédio D, o documentário “Home: Nossa Planeta, Nossa Casa”.

O futuro do planeta frente à produção capitalista é uma das discussões propostas pelo documentário. Com imagens impactantes, o documentário demonstra a degradação ambiental no planeta causada pelo consumo desenfreado e aumento populacional.

A exibição será gratuita e aberta a toda comunidade.

Para discutir o tema proposto pelo documentário foi convidado o Prof. Luiz Antonio Staub Mafra que atua na área de Administração Pública em temas como desenvolvimento sócio-econômico, segurança alimentar e nutricional, diagnóstico organizacional, elaboração e gestão de projetos.

O Filme

Conforme a sinopse do filme, “em algumas poucas décadas, a humanidade interferiu no equilíbrio estabelecido no planeta em aproximadamente quatro milhões de anos de evolução. O preço a pagar é alto, mas é tarde demais para ser pessimista”. E continua “a humanidade tem somente dez anos para reverter essa situação, observar atentamente a extensão da destruição das riquezas da Terra e considerar mudanças em seus padrões de consumo”, adverte.

O texto de apresentação do documentário também descreve o trabalho do diretor Yann Arthus-Bertrand. “Ao longo de uma sequência de 54 países, toda filmada dos céus, Yann Arthus-Bertrand divide conosco sua admiração e preocupação com o planeta e finca a pedra fundamental para mostrar que, juntos, precisamos reconstruí-lo”, alerta.

O Cine PET

Há mais de um ano, o Projeto CinePET do Programa de Educação Tutorial do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (PET BICE) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), oferece sessões gratuitas de cinema no campus de Varginha e utiliza o cinema como ferramenta de reflexão sobre temas do cotidiano.

A cada mês é exibido um filme e/ou documentário e debatido com a orientação de um(a) convidado(a). O objetivo é proporcionar um espaço de reflexão, crítica e debate no qual todos possam se expressar livremente. A atividade gratuita é realizada no auditório da UNIFAL-MG do campus Varginha e aberta ao público.

O PET BICE

O Programa de Educação Tutorial do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (PET BICE), é desenvolvido pelo Ministério da Educação e tem como filosofia, a integração do aluno de graduação com a universidade e a comunidade por meio de projetos e ações articuladas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.

Para mais informações acesse a página do projeto

Com informações: Jonatam A. Marinho, membro do PET BICE