"Clube de Trocas" promove novo modelo de comportamento econômico em Varginha

Versão para impressãoEnviar por email
Ação integra proposta da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares

Em abril, o campus Varginha sediou mais uma ação do Clube de Trocas, proposta vinculada à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/ UNIFAL-MG), que visa desenvolver a formação socioeconômica entre grupos produtivos, os quais, motivados pelos princípios de autogestão e cooperativismo, experimentam a Economia Solidária como um novo modelo de comportamento econômico.

A atividade envolveu apresentações sobre a ITCP/UNIFAL-MG, a Economia Solidária e o Clube de Trocas, realizadas pelos acadêmicos Kaio Lucas e discente Luiza Avelar, integrantes da comissão organizadora. O evento contou com homenagem ao professor e economista Paul Singer, um dos estudiosos da Economia Solidária e desenvolvimento local, que faleceu recentemente.

Na sequência, cada um dos participantes se apresentou e expôs brevemente aquilo que havia levado para a troca, como  livros, peças de roupa, bijuterias, artesanatos, pratos de doces, entre outros artefatos. Em seguida, os professores Leonardo Mascarenhas e Everton Rodrigues, conhecidos como Léo e Tom, declamaram quatro poesias.

As trocas foram iniciadas junto a um fundo musical realizado por um arranjo dos discentes Chrystian de Souza Araujo, Felipe Borges, Paulo Roberto Conte, Rubens Fonseca e Stênio Bernardes.

Conforme relata Kaio, no local (hall do prédio D) foi disponibilizado um painel para que os participantes pudessem expressar com liberdade pensamentos e sentimentos. “Entre os registros recorrentes, foram destaques frases como ‘Lula livre’, ‘Marielle presente’ e manifestações afetuosas atribuídas ao Prof. Paul Singer”, comenta.

Um “Varal Literário” também compôs o Clube de Trocas, exibindo contos escritos pelos alunos da disciplina de Administração Pública Contemporânea.

“Em um clima bastante amistoso e alegre, as trocas foram realizadas com grande entusiasmo durante as duas horas de duração do evento”, afirmou. Segundo o acadêmico, os participantes demonstraram entrosamento, se divertindo e desfrutando de um espaço cultural regado à música e poesia.

Galeria de imagens

Com informações e fotos: Kaio Lucas da Silva Rosa, Luiza Avelar Martins, membros da ITCP/UNIFAL-MG