Clube de Trocas promove uma nova relação de consumo no campus Varginha

Ação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares incentiva a Economia Solidária

A comunidade universitária do campus Varginha experimentou uma nova relação de consumo durante uma atividade realizada pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Alfenas – ITCP/UNIFAL-MG, no início do mês de julho. Por meio do “Clube de Trocas”, a Incubadora promoveu um espaço de vivência da proposta de Economia Solidária.

Conforme explica o estudante Kaio Lucas da Silva Rosa, membro da ITCP, o Clube de Trocas funciona de modo oposto ao sistema de consumo geralmente praticado, viabilizando relações pautadas pela desmonetarização de bens e serviços, bem como a consequente valorização destes acordos com as necessidades individuais. “De modo espontâneo e livre são realizadas trocas de bens, serviços e conhecimentos entre os participantes”, revela.

A ação integra a proposta da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares de desenvolver a formação socioeconômica entre grupos produtivos, os quais, motivados pelos princípios de autogestão e cooperativismo, experimentam a Economia Solidária como um novo modelo de comportamento econômico. “Esse modelo é proposto e elucidado para a comunidade por meio da realização de eventos interativos e didáticos”, explica Kaio.

As trocas foram realizadas na tarde do dia 05/07, possibilitando a vivência de uma realidade singular, acompanhada de música ao vivo, de uma oficina de forró e da criatividade dos participantes liberada em um painel. “As trocas foram realizadas com muito entusiasmo entre os participantes do evento, de forma autogestionária, livre, coletiva e cooperada, alcançando a prática efetiva do modelo econômico solidário proposto”, afirma.

SOBRE A ITCP/UNIFAL–MG

Desde 2010, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade - ITCP/UNIFAL-MG vem desenvolvendo suas atividades com o objetivo de contribuir para a geração de trabalho e renda. Atualmente coordenada pelo professor Dimitri Toledo e composta por uma equipe formada por mais três docentes do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA, e doze discentes dos diferentes cursos do campus Varginha, a ITCP constrói a base para o desenvolvimento das atividades propostas, em uma relação de trocas de conhecimentos e saberes, que vão ao encontro às demandas dos grupos beneficiários. A Incubadora se encontra organizada em grupos de trabalho, tais como: Divulgação; Formação; Planejamento Interno; Grupo de Estudos; Clube de Trocas, além dos grupos para acompanhamento dos empreendimentos econômicos solidários.

A ITCP também participa das atividades do Fórum Sul Mineiro de Economia Solidária e, recentemente, ganhou representação na Coordenação Nacional da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares – ITCPs, com a indicação da professora Ana Carolina Guerra, para representar a região Sudeste. Outro fator que merece destaque é a constante construção de conhecimento que permeia as atividades da ITCP, demonstrada pelas recentes publicações de seus membros e participação em congressos e encontros da Rede de ITCPs, onde somente nos anos de 2015 e 2016 foram mais de 25 trabalhos apresentados.

Galeria imagens

Com informações e fotos: Kaio Lucas da Silva Rosa, membro da Incubadora Tecnologia de Cooperativas Populares da UNIFAL-MG, campus Varginha