Coleção de DVDs do cinema brasileiro integra acervo da Biblioteca da UNIFAL-MG

Versão para impressãoEnviar por email
79 longas-metragens estão disponíveis para pesquisa da comunidade acadêmica

A Biblioteca Central da UNIFAL-MG está ainda mais completa para pesquisas, com a chegada da coleção de DVDs “Cinema Brasileiro Contemporâneo”, cedida pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE).

São 79 longas-metragens brasileiros de produção independente que, nos anos de 2013 e 2014, foram contemplados no programa de fomento de incentivo à qualidade da ANCINE, o qual concede apoio financeiro às empresas produtoras em razão de premiação ou indicação de longas-metragens brasileiros independentes em festivais nacionais e internacionais.

Os filmes que compõem a coleção possuem diferentes gêneros e classificações indicativas, de maneira a contemplar os mais diversos públicos e faixas etárias.

Conforme o diretor da Agência Nacional do Cinema, Manoel Rangel,  o objetivo da coleção é promover maior visibilidade da produção cinematográfica brasileira por meio de exibições gratuitas, não sendo, portanto, permitido seu uso em sessões comerciais. “A distribuição gratuita da coleção se destina a entidades beneficentes de assistência social, instituições de educação, formadores de opinião, autoridades e demais entidades sem fins lucrativos e organismos internacionais, bem como para mostras e festivais nacionais e internacionais”, ressalta.

Para a diretora da Biblioteca Central, Fátima dos Reis Goiatá, os filmes contribuem para o acervo bibliográfico das bibliotecas da Universidade, oferecendo mais opções de pesquisa para a comunidade acadêmica. “Os 79 títulos da coleção ‘Cinema Brasileiro Contemporâneo’ vêm enriquecer o acervo bibliográfico das bibliotecas da UNIFAL-MG e proporcionar aos seus usuários, maior conhecimento do cinema brasileiro, além de diversão e cultura”, enfatiza.

De acordo com Fátima, os DVDs estarão disponíveis para empréstimo domiciliar, mediante a apresentação de crachá na Biblioteca Central, porém, os interessados dos campi, podem solicitar os títulos pelo Empréstimo entre Bibliotecas (EEB), diretamente nas demais bibliotecas.

Confira a relação dos filmes disponíveis: