Festival de Artes e Interações Socioculturais de Alfenas começa amanhã, 02/09

Versão para impressãoEnviar por email
Proposta é interagir diversas áreas culturais e usar a arte para transformar realidades

Começa nesta terça-feira, 02/09, a primeira edição do Festival de Artes e Interações Socioculturais de Alfenas (FAISCA), que reunirá na cidade, diversas atividades culturais envolvendo artistas do Sul de Minas e de outras regiões do país.

O projeto, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG, em parceria com a Prefeitura de Alfenas por meio das Secretarias de Educação e de Esportes Lazer e Juventude, do Coletivo Suavis, do DCE da UNIFAL-MG e da Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (FACEPE), resgata a importância da articulação entre instituições e do colaborativismo para promoção da cultura e sustentabilidade.

De acordo com o produtor cultural Ivanei Salgado, da UNIFAL-MG, a proposta do FAISCA é interagir diversas áreas culturais encarando a arte como transformadora de realidades e não apenas como forma de apreciação. “Pela arte é possível estabelecer uma relação de diálogo com as pessoas e, ao mesmo tempo, expressar sentimentos, emoções, sonhos e anseios”, afirma.

Segundo Ney Lima, superintendente de Cultura de Alfenas, as parcerias fomentam a cultura nas comunidades e contribuem para estreitar a relação entre instituições, agentes culturais e comunidade. “Todo o município ganha com isso. Projetos inovadores como o FAISCA, mantêm viva as diversas formas de expressão cultural da nossa cidade”.

Além das atividades culturais, o projeto oferecerá oficinas de reutilização de materiais, aproveitamento total de alimentos, compostagem, horta em pequenos espaços, artesanato, produção musical, fotografia de palco, escrita criativa, publicações alternativas independentes, poesia e improvisação, entre outras. Um dos destaques das oficinais, será a oficina de bioconstrução que marcará o início da criação de centro de convivência ecológica na Unidade Educacional do bairro Santa Clara da UNIFAL-MG.

Na programação, também estão previstas apresentações musicais, teatrais, exposições e mostras durante os dias de evento. Os locais serão públicos e de fácil acesso, tais como Praça Getúlio Vargas, Praça Amália Engel, Praça Dr. Emílio da Silveira, Centro Vivencial, Bairro Pinheirinho e a sede, e Unidade Educacional do bairro Santa Clara da UNIFAL-MG.

O evento irá até domingo, 07/09, quando se encerrará com show no palco FAISCA, montado na Praça Getúlio Vargas.

As inscrições para as oficinas e a entrada das apresentações serão gratuitas. Outras informações pelo telefone 35 3299-1077.

Confira programação completa