Dia do Servidor Público é comemorado nos campi da UNIFAL-MG

Data foi marcada por homenagens, almoço especial, palestra e atividade física

Na última semana de outubro, a Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do Servidor da UNIFAL-MG comemorou o Dia do Servidor Público nos três campi da Universidade, data nacionalmente celebrada no dia 28 de outubro.

No campus Poços de Caldas, o evento foi organizado pelos membros da subcomissão de Qualidade de Vida daquela unidade, no dia 24/10, com programação que contou com almoço e jantar com cardápio especial no Restaurante Universitário; palestra sobre prevenção ao câncer de mama; café de confraternização entre os servidores, e participação de Don's Maria Voz e Violão com Gui Reche e Tine, no momento cultural. "Todos foram convidados, como parte da celebração do Outubro Rosa a doar um lenço que foi entregue à Fundação Laço Rosa e Associação do Voluntariado Contra o Câncer (AVOCC), para oficina de amarração de lenços que foi realizada no dia 28/10, no Instituto Moreira Sales em Poços de Caldas", relata a presidente da Comissão, a psicóloga Marina Carvalho Vieira da Costa.

Em Alfenas, a Comissão de QVT, juntamente ao Centro Integrado de Assistência ao Servidor e à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), realizou o “5º Encontro de Qualidade de Vida  e Promoção à Saúde do Servidor da UNIFAL-MG – Comemoração ao Dia do Servidor Público”, no dia 25/10. Marcaram presença na abertura: a vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo; a presidente da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho, a psicóloga Marina Carvalho Vieira da Costa; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Julio Cesar Barbosa; a pró-reitora de Administração e Finanças, Vera Lúcia de Carvalho Rosa; a pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende; o diretor do CIAS, o médico Denis Magalhães, e o superintendente da Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (FACEPE), Lauder Vieira. "Hoje, nós não estamos comemorando somente o Dia do Servidor Público, mas também a Qualidade de Vida e a Promoção à Saúde, que a Universidade Federal de Alfenas, através de seus profissionais, vem desenvolvendo com a implantação do Centro Integrado de Assistência ao Servidor, onde muitos servidores e discentes são assistidos. Isso merece destaque dentro da Universidade, eu trago isso por parte da Reitoria, parabenizando o trabalho dos coordenadores", ressaltou a vice-reitora durante a abertura.

Nos pronunciamentos, além de parabenizar os servidores, os participantes da mesa de honra também lembraram a importância do papel que cada um cumpre na transformação da realidade social, atuando em uma instituição de ensino, pesquisa e extensão.

Na oportunidade, foram homenageados os servidores aposentados nos anos de 2016 e 2017: Walnéia Aparecida de Souza, Cecília Maria Rodrigues, Antônio Camilo de Souza Cruz, João Batista Lacerda, Marta Maria de Souza, Dirceu Vieira, Antônio Ferreira Neto, Lira Celeste Alves, Reinaldo José de Souza e Telmo da Silva Afonso.

Os servidores prestigiaram apresentação de dança com o grupo de dança arte de salão, e participaram de sorteio de brindes e de coffee break.

O campus de Varginha comemorou a data no dia 27/10, organizada pelos membros da subcomissão de Qualidade de Vida daquele campus. O ponto alto foi uma atividade física orientada por professor de academia da cidade de Varginha, e em seguida, foi servido coffee break aos servidores.

Comentando a importância de celebrar o Dia do Servidor, a presidente da Comissão de Qualidade de Vida, Marina, afirmou: "Comemorar o dia do servidor é uma forma de agradecer a esses trabalhadores que desempenham com dignidade a sua profissão e que contribuem na construção de um país melhor."