Comissão pelo meio-passe estudantil em Poços de Caldas avança nas negociações

Empresa responsável fará estudo e cadastramento dos estudantes do campus

Após a manifestação pelo meio-passe estudantil realizada em 13/04, em Poços de Caldas, ficou deliberado que as instituições de ensino superior da cidade – UNIFAL-MG, IF Sul de Minas, PUC e Pitágoras – deveriam realizar uma pesquisa sobre o perfil dos usuários do transporte coletivo, bem como os horários e linhas mais utilizadas, para que a Prefeitura Municipal conhecesse a realidade dos estudantes universitários.

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), em parceria com uma comissão composta por estudantes do campus da UNIFAL-MG em Poços de Caldas, aplicou um questionário, alcançando uma amostra de 225 estudantes. A pesquisa evidenciou que a linha exclusiva proposta pela empresa de ônibus Circullare em horário pré-estabelecido não atende a demanda estudantil, devido às atividades de ensino, pesquisa e extensão que são realizadas em diversos horários ao longo do dia.

Tal análise foi endossada pelas demais instituições de ensino do município, que solicitaram ao prefeito Sérgio Azevedo, e ao seu vice, Flávio Faria, que determinassem junto à Circullare a liberação da utilização do meio-passe nas linhas comuns pelos estudantes.

Atualmente, a linha Marco Divisório passa no interior do campus no sentido centro/bairro a cada 45 minutos, entretanto, a única linha que permite o uso do meio-passe é a exclusiva às 7h30min. Logo, os estudantes da UNIFAL-MG não estão usufruindo do direito assegurado pela Lei Municipal nº 8846/2012.

Nos últimos meses foram realizadas reuniões em que a pró-reitora adjunta da Prace e assistente social, Anayara Raissa Pereira de Souza, atuou ativamente junto aos estudantes com o poder executivo e legislativo do município. “Vimos a necessidade de alteração na legislação municipal no que se refere à fonte de custeio do meio passe. A discussão sobre um plano de mobilidade urbana é necessária e urgente, e no próximo ano deverá haver um novo processo licitatório para concessão do transporte em Poços de Caldas. Precisamos alinhar demandas, estudar o plano diretor e, sobretudo, mobilizar os envolvidos para que consigamos pautar a discussão sob a lógica do direito social", contou.

De acordo com Anayara, na última quarta-feira (13/06), ficou acordado entre a UNIFAL-MG, IF Sul de Minas, Prefeitura Municipal e Circullare, que a empresa encaminhará um funcionário para cadastramento dos estudantes no campus, em data e horário informados previamente. Após este levantamento, a Circullare verificará a viabilidade de restabelecer as linhas para o campus da UNIFAL-MG Poços de Caldas que foram extintas. Além desses encaminhamentos, a comissão que reivindica o meio-passe também definiu que acompanhará o poder executivo na construção do plano de mobilidade urbana.

Com informações e fotos: Anayara Raissa Pereira de Souza, pró-reitora adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis da UNIFAL-MG