Comissão de Qualidade de Vida incentiva à prática de atividade física

Versão para impressãoEnviar por email
Semana de Cessação do Tabagismo foi realizada junto ao evento Agita UNIFAL-MG

Com a proposta de combater o sedentarismo entre os servidores da UNIFAL-MG, promovendo atividades de incentivo à prática da atividade física, a Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do Servidor (CQVT), grupo que integra o Centro Integrado de Assistência ao Servidor (CIAS) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - Progepe, realizou entre os dias 01 e 04/08, a "3ª Semana de Cessação do Tabagismo da UNIFAL-MG”, que nesta edição, foi associada ao evento "3º Agita UNIFAL-MG”.

Conforme relata a servidora Marina Carvalho Vieira da Costa, psicóloga do CIAS e presidente da Comissão de Qualidade de Vida, a realização das atividades buscou conscientizar e mobilizar sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro, tendo em vista que, no dia 29 de agosto, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data instituída por lei. "De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado um problema de saúde pública. Portanto, a Semana de Cessação do Tabagismo da UNIFAL-MG objetivou esclarecer sobre esses riscos aos seus servidores e também, divulgar o Grupo de Cessação do Tabagismo da Universidade, relacionando também a esse evento, atividades de cuidados e esclarecimentos com a a saúde", explica.

Já o Agita UNIFAL-MG promoveu esclarecimentos sobre os benefícios da atividade física para a adoção de um estilo de vida ativa e mais saudável.

A programação contou com avaliações médica e psicológica em saúde, destinadas aos interessados em parar de fumar para que possam participar do Grupo de Cessação do Tabagismo da UNIFAL-MG, formado por profissionais do CIAS. Os servidores participaram de uma caminhada na Unidade Educacional Santa Clara e de um café saudável com sorteio de brindes. Além disso, foram realizadas também, atividades educativas em saúde no hall do Prédio V, em parceria com projetos de extensão: "Doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais" (participação dos acadêmicos  do curso de Farmácia sob a orientação da Profa. Sandra Maria Oliveira Morais Veiga); "Aferição de Pressão Arterial, Glicemia Capilar, Triglicerídeos e Auriculopuntura" (participação dos acadêmicos do curso de Farmácia sob a orientação da Profa. Luciene Alves Moreira Marques); "Mãos que aliviam"  e "Teste do sopro - espriometria"  (participação de acadêmicos do curso de Fisioterapia sob a orientação das Profs. Denise Iunes, Juliana Bassalobre Carvalho Borges e outros), e "Prevenção do Câncer bucal".  (participação de acadêmicos do curso de Odontologia sob a orientação da Profa. Dra. Marina Lara de Carli Dias).

Com informações: Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do Servidor (CQVT)
Fotos: arquivo da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do Servidor (CQVT)