Comissão de Qualidade de Vida promove Semana de Cessação do Tabagismo

Confira as atividades realizadas na Instituição

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, data celebrada em 29 de agosto, a Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do Servidor da UNIFAL-MG e o Centro Integrado de Assistência ao Servidor (CIAS) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, promovem a 1ª Semana de Cessação do Tabagismo na Instituição.

De 31/08 a 04/09, a equipe multidisciplinar de promoção da saúde do CIAS realiza entrevistas com os interessados em participar do grupo de cessação do tabagismo.

Durante esta quarta-feira, 02/09, a Comissão reuniu projetos desenvolvidos pelos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia da Universidade, em uma exposição de atividades em frente ao PCA.  Na oportunidade, alunos da Faculdade de Odontologia orientaram os servidores sobre prevenção ao câncer bucal; integrantes de ações preventivas da Escola de Enfermagem realizaram a aferição da pressão arterial e repassaram informações sobre o câncer de mama; e alunas do curso de Fisioterapia promoveram alongamento e massoterapia.

Às 19h, o médico do CIAS, Evandro Monteiro de Sá Magalhães, presidente da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho, ministrou uma palestra sobre o tema “É possível parar de fumar!”.

Dr. Evandro iniciou a explanação apresentando o Centro Integrado de Assistência ao Servidor. “Dentre as várias atividades que o CIAS desenvolve tem uma que, particularmente, eu gosto muito: a promoção da saúde e da qualidade de vida. Isso tem acontecido, principalmente, nos últimos dois anos, com o apoio da Universidade, e o interessante é que beneficia não só o servidor, mas também os terceirizados e a comunidade externa. Eu acho muito importante a função da Universidade de fazer esse link, ou seja, promover a ciência a favor da comunidade, através da extensão”, destacou.

Na sequência, o médico pontuou que o tabagismo é um assunto que está muito ligado à  promoção da saúde e à qualidade de vida. “Nós temos que desmistificar essa questão do tabagismo. Temos que entender o tabagismo como outra doença qualquer. Quem diz isso é a  própria Organização Mundial de Saúde. Hoje, o tabagismo tem um código internacional de doenças. É um problema que tem que ser tratado”, enfatizou.

Citando o conceito de saúde da Organização Mundial de Saúde, o qual a destaca como sendo o estado de bem-estar físico, mental, social e espiritual de um indivíduo, o presidente da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho afirmou que é preciso avaliar o estado de saúde de um fumante de forma mais integrada. “O fumante tem, de um modo geral, a sua plenitude de saúde dentro dessas dimensões devido à dependência. Mas junto com o tabagismo, frequentemente, nós podemos associar outros fatores, como histórico familiar, sobrepeso, sedentarismo, se fuma de forma intensa, se é hipertenso, se a glicose está alta, se o colesterol está alto, ácido úrico está alto. Então temos que ver a pessoa como indivíduo para instituir um plano de promoção à saúde e tratamento”, explicou.

De acordo com o médico, o tratamento não é simplesmente receitar um medicamento para a pessoa parar de fumar, mas entender o que está acontecendo com ela. “A partir desse entendimento e fazendo razão para ela, ela terá motivação para parar de fumar”, disse, comentando que o plano deve englobar toda a saúde do paciente para dar certo.

O presidente da Comissão de Qualidade de Vida do Servidor apresentou ainda dados estatísticos em relação ao tabaco no Brasil. Ao final da palestra, os participantes interagiram com o palestrante, compartilhando suas experiências com o cigarro.