Comitê Gestor de Tecnologia de Informação realiza primeira reunião na UNIFAL-MG

Grupo tem por objetivo definir prioridades, políticas e normas de TI na Instituição

Integrantes do Comitê Gestor de Tecnologia de Informação (CGTI) da UNIFAL-MG participaram da primeira reunião do grupo, realizada na quarta-feira, 24/06, na sede.

Durante a abertura, o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, que preside o comitê, explicou que dada à importância do papel da Tecnologia de Informação, os órgãos de controle determinam a existência de um grupo de caráter permanente para orientar a gestão na construção de políticas de TI.

O dirigente do CGTI também esclareceu que a composição do grupo foi definida pelo Conselho Universitário, de acordo com o Regimento, e estabelece a participação de representantes da Reitoria, do corpo docente, dos técnico-administrativos, representantes discentes e o diretor do Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI).

Enfatizando a atuação do CGTI e o trabalho do NTI, Prof. Paulo Márcio deixou claro a função de cada órgão: “Enquanto o Comitê faz a política de TI, o NTI faz a execução dessa política. O papel desse comitê não é apenas técnico, é lógico que conhecimento técnico pode ajudar a discutir a política, mas o nosso papel é mais no sentido de definir as políticas institucionais”, destacou.

A TI e suas demandas

Para dar andamento aos trabalhos, o diretor do Núcleo de Tecnologia de Informação, Marcelo Penha Fernandes, secretário do CGTI, apresentou o que é o Comitê Gestor de Tecnologia de Informação, qual é a atual estrutura do NTI com a distribuição de pessoal, os serviços oferecidos, as demandas e as sugestões para a política já existente, quais são as prioridades, entre outros assuntos correlatos.

Os membros do comitê, presentes nesta primeira reunião, fizeram intervenções durante a apresentação, a fim de esclarecer dúvidas e expor propostas para melhorias na gestão de TI.

De acordo com a manifestação de alguns integrantes, apesar de alguns problemas que a Universidade enfrenta na área, existe um reconhecimento pelo esforço e dedicação da equipe do NTI, para manter todos os sistemas em funcionamento, uma vez que a Instituição muitas vezes depende de fatores externos para solucionar algumas questões.

Foi o que manifestou os professores, Flávio Barbieri Gonzaga, do Instituto de Ciências Exatas, e Osvaldo Adílson de Carvalho Júnior, do Instituto de Ciência e Tecnologia (campus Poços de Caldas).

Ao pontuar o problema da conexão de internet, Prof. Flávio ressaltou a necessidade de discutir novos recursos para melhorar a qualidade, mas reconheceu o esforço da equipe do NTI para sanar as questões: “É impressionante o tanto de serviços que vocês concluem com a quantidade pequena de pessoas que tem lá dentro. Eu não consigo imaginar uma empresa tocar esse tanto de sistema com tão pouco recurso de pessoal”, ressaltou.

Comentando demandas do campus Poços de Caldas diretamente ligadas à gestão de TI, também o Prof. Osvaldo compartilhou o crescimento da área na UNIFAL-MG. “Quero deixar os meus parabéns pela qualidade e dedicação do NTI em relação ao crescimento e à melhora. Eu não sou tão velho de UNIFAL-MG, mas fui o primeiro a pisar no campus de Poços. Eu acompanhei toda essa evolução de lá e de forma indireta também a daqui, então eu queria parabenizar a evolução nesses seis anos, o que vocês fizeram em relação ao NTI”, registrou.

No encerramento, o reitor agradeceu o reconhecimento dos integrantes do CGTI e salientou que os percalços têm sido enfrentados porque existe um comprometimento muito grande da equipe do NTI e de outros setores. “Felizmente a coisa boa da Instituição é poder contar, nos mais diversos setores, com gente muito comprometida, o que explica que apesar de toda a carência que a gente tem, em termos de pessoal, a Universidade caminha com seriedade”, declarou.

Sobre o CGTI

A criação do Comitê foi aprovada pelo Conselho Universitário no final de 2014, com o objetivo de regulamentar a política e as ações da área de Tecnologia de Informação (TI) dentro da Instituição.

Vinculado diretamente à Reitoria, o CGTI, tem o caráter permanente e apresenta competências normativas, consultivas e deliberativas sobre as políticas gerais que envolvem as tecnologias da informação e comunicação, e áreas correlatas, visando maior eficiência, estruturação da governança de tecnologias da informação e alinhamento das ações da área com os objetivos da Universidade.

No dia 22/05, o reitor assinou portaria com os nomes dos servidores para composição do órgão. São eles:

Reitoria

Cristiane Rodrigues da Silva Silveira - Titular
Nayron Coelho da Costa - Suplente

Discentes

Carlos Henrique Giolo Antunes - Indicado pelo Diretório Central dos Estudantes - Titular
Leopoldo Cosme Silva - Indicado pela Associação de Alunos da Pós-Graduação -Titular
Renato de Oliveira Horvath - Indicado pela Associação de Alunos da Pós-Graduação - Suplente

Diretor do Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI)
Marcelo Penha Fernandes (Titular)
Beatriz Garcia de Araújo Ferreira (Suplente)