Comunicado do Núcleo de Línguas da UNIFAL-MG - Idiomas sem Fronteiras (IsF)

Interessado: confira orientações para se inscrever no curso online da Capes

O Núcleo de Línguas - NucLi da UNIFAL-MG informa que alunos (brasileiros ou estrangeiros) dos cursos de graduação (presencial e a distância) e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), alunos especiais (graduação ou pós-graduação - mestrado ou doutorado), professores e técnicos (efetivos, substitutos ou visitantes) com vínculo com a Universidade podem se inscrever no curso online da Capes/MEC: My English Online (MEO).

Algumas orientações:

1. Alunos que já se inscreveram, mas que não concluíram: tentem acessar, caso estejam bloqueados, enviar e-mail para coordmeounifal@gmail.com com cópia para idiomas.fronteiras@unifal-mg.edu.br para que a equipe tente fazer o desbloqueio.
2. Alunos que estavam vinculados à outra universidade: já foi solicitada a atualização de dados no IsF do corpo discente da UNIFAL-MG. Orienta-se tentar acessar e, caso estejam bloqueados, enviar e-mail para coordmeounifal@gmail.com com cópia para idiomas.fronteiras@unifal-mg.edu.br para a equipe tentar fazer o desbloqueio.
3. Quem já fez o My English Online (MEO) e concluiu: não é possível fazer novamente.
4. Dependendo do número de inscritos, o NucLI-UNIFAL-MG oferecerá tutoria online ou presencial para auxiliar o cursista na realização do curso (monitoria).
5. Para se inscrever, o interessado deve acessar: http://myenglishonline.com.br/home
6. Haverá a oferta de TOEFL: serão priorizadas vagas para discentes de pós-graduação (mestrado ou doutorado) e docentes efetivos, desde que tenham proficiência B1 ou que participem de cursos preparatórios (16h + 16h) para o TOEFL que serão oferecidos pelo IsF (inscrições http://isfaluno.mec.gov.br/) ou pelo NucLi-UNIFAL-MG (http://www.unifal-mg.edu.br/nucli/) em data a ser agendada (inscrição e data dos cursos).

A partir do final de setembro ou início de outubro, o NucLi-UNIFAL-MG oferecerá cursos de inglês para fins acadêmicos pelo IsF.

Para se inscrever, o sistema exige um dos dois requisitos:
1) ter feito o My English Online, incluindo o nivelamento;
2) ter feito o TOEFL.

Como por ora, o Núcleo conta apenas com um professor de inglês, serão priorizados candidatos interessados em realizar o TOEFL que tenham nível B1, B2, C1 ou C2.

Mestrandos e doutorandos cujos nomes constam na lista enviada pela PRPPG: será enviado um formulário para que indiquem o nível de proficiência e outras informações a fim de que o NucLi organize a primeira aplicação do TOEFL.

Também será enviado um formulário a todos os professores que já atuam em cursos de mestrado ou doutorado ou que tenham interesse e possibilidade de ingressar em curso de pós-graduação (mestrado ou doutorado) da UNIFAL-MG ou de ingressar, como estudantes, em um curso de mestrado ou doutorado na UNIFAL-MG ou em outra instituição.

Técnicos-administrativos: será enviado um formulário para que indiquem o nível de proficiência e que tenham interesse em cursar mestrado ou doutorado na UNIFAL-MG ou em outra instituição.
Para os níveis básicos (A0, A1 e A2), serão oferecidos cursos (presenciais e a distância) a discentes, docentes e técnicos pela UNIFAL-MG, via NucLi, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-Graduação, para, posteriormente, liberar para que façam o TOEFL e cursos do IsF - níveis B1, B2, C1 e C2.

Além dos cursos de inglês, serão oferecidos também cursos de espanhol e de português para estrangeiros (PLE/PLA).

Será enviado um formulário a todos para levantamento de demanda para esses dois idiomas.

"Nosso desejo é oferecer cursos dos três idiomas no três campi (Alfenas, Poços de Caldas e Varginha) e aplicação do TOEFL nos três campi também", assinala a coordenação do NucLi, informando ainda que, a partir de 2018/2, a Universidade passará a aplicar o Celpe-Bras. "A partir de 2018/1, a UNIFALl-MG passará a aplicar um ou dois exames de proficiência em espanhol. Tão logo tenhamos mais informações sobre os exames em Português e Espanhol, socializaremos", enfatiza professora Rosângela Rodrigues Borges, coordenadora-geral do Núcleo.

Acompanhe as publicações na página www.unifal-mg.edu.br-nucli (em processo de atualização) e na fanpage do NucLi