Comunicado da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Atenção pesquisador: verifique seu nome no ranking dos pesquisadores mais citados do país!

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) orienta os pesquisadores da Universidade a verificarem se seus nomes constam na lista dos mais citados do Brasil, no Webometrics Ranking of World Universities.

O ranking, que destacou o Prof. Antonio Carlos Doriguetto, conforme divulgado na semana passada na matéria “Pesquisador da UNIFAL-MG está entre os 3 mil mais citados do Brasil”, está incompleto.

No Webometrics Ranking of World Universities deveriam ser citados todos os pesquisadores com índice h igual ou maior que 16 pelo Google Scholar.

De acordo com Cybermetrics Lab, responsável pela coleta de dados, a lista divulgada foi uma versão em construção, que pode conter erros ou imprecisões. De fato, a Profª Eva Burger, que também está entre os 3 mil, por ter índice h 24 pelo Google Scholar e h 19 pelo Web of Sciences, não foi elencada.

Dessa forma, a PRPPG orienta que os pesquisadores verifiquem a lista e caso seu nome não esteja incluído, e pelo índice deveria estar, informem o Ranking Web of Universities pelo e-mail isidro.aguillo@csic.es.

Lembrando que o ranking só leva em consideração os pesquisadores que possuem e mantém atualizados seus perfis na plataforma Citações do Google Acadêmico - portanto, pesquisadores que quiserem participar das próximas edições do ranking devem voluntariamente abrir uma conta nessa plataforma.