Comunidade universitária recebe capacitação em Biossegurança

Curso possibilitou aprender boas práticas de laboratório, manipulação e descarte de OGMs

Cerca de 200 pessoas, entre estudantes, professores e técnicos da UNIFAL-MG, participaram do “Curso de Biossegurança de Organismos Geneticamente Modificados (OGM) em contenção”, realizado pela Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), nos dias 25 e 26/09, na sede da Instituição.

Sob a coordenação das professoras Tereza Cristina Orlando e Vanessa Roma Moreno Cotulio, do Instituto de Ciências da Natureza, e de representantes da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) da UNIFAL-MG, a iniciativa buscou capacitar os participantes quanto às normas de Biossegurança voltadas para atividades com OGM em contenção, utilizando enfoque teórico-prático de suas aplicações e impactos na rotina de trabalho. “Com o crescimento da nossa pesquisa surgiu essa grande demanda pelo curso e nós, então, conseguimos apoio para a realização”, informou Profa. Tereza na abertura do evento, oportunidade em que agradeceu o apoio institucional e também do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB).

A importância da capacitação não apenas para o aprendizado e formação de pessoal qualificado em Biossegurança de OGM na UNIFAL-MG, como também por oportunizar a interação com pesquisadores de sociedades como o Conselho de Informações em Biotecnologia (CIB) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, foi destacada na fala da professora Vanessa, que aproveitou o momento para explicar o conceito. “A Biossegurança está relacionada aos riscos das biotecnologias que em seu sentido mais amplo compreendem a manipulação de micro-organismos, plantas e animais, visando à obtenção de processos e produtos de interesses diversos”, frisou.

Durante os dois dias de evento, o tema foi abordado por palestrantes de outras instituições, convidados para ministrar o curso: Mario Hirata, professor da Universidade de São Paulo (USP); Gisele Medeiros Bastos, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo; Adriana Brondani, diretora executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), e Rubens José do Nascimento, analista em Ciência e Tecnologia da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

Na palestra de abertura, o professor Mario Hirata falou sobre Biossegurança em laboratório de ensino e pesquisa, EPC e EPI nos laboratórios de Física, Química e Ciências Biológicas, bem como sobre risco de acidentes, programa de prevenção de acidentes e brigada de incêndio.

Ainda no dia 25/09, a professora convidada Gisele Bastos abordou os conceitos de boas práticas de laboratório; a avaliação de risco físico, químico, biológico dos laboratórios de ensino e pesquisa; o armazenamento, manipulação e descarte de produtos químicos e biológicos.

No dia 26/09, os participantes conheceram um pouco mais sobre o cenário atual e de perspectivas para a Biossegurança da Biotecnologia no Brasil, com a palestrante Adriana Brondani.  O detalhamento das resoluções e instruções normativas relacionadas às atividades com OGM, e as questões referentes à organização e atribuições da Comissão Interna de Biossegurança foram discutidos pelo palestrante Rubens Nascimento.

Ainda no dia 26/09, houve uma dinâmica em grupo para discussão e resolução de casos sobre os assuntos abordados durante o curso, oportunidade em que os participantes puderam analisar e testar os seus conhecimentos adquiridos no evento, além de expor suas ideias e questionamentos a respeito dos casos apresentados.

“Nós, da Comissão Organizadora, ficamos muito satisfeitos, especialmente pela grande participação da comunidade acadêmica, incluindo vários estudantes. O curso foi de grande proveito para todos que puderam estar presentes, uma oportunidade única em que pudemos aprender muito, sanar dúvidas e discutir com renomados pesquisadores da área de Biossegurança com OGMs no Brasil”, conclui a Profa. Vanessa.

A Comissão Organizadora do evento, além das coordenadoras, contou com os professores Thiago Corrêa de Souza, Marília Gabriela Alves Goulart Pereira e Ana Carolina Barbosa Padovan; com a técnica Bruna Alexandre de Oliveira; e com os alunos Mateus Pereira da Silva, Ana Laura Pires de Oliveira e Letícia Cristina da Mata Santos.

Vale destacar que a abertura foi prestigiada pela vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo; pela pró-reitora de Graduação, Profa. Lana Ermelinda da Silva dos Santos; pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Eva Burger; pelo representante da Pró-Reitoria de Extensão, Prof. Thiago Corrêa de Souza; e pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas, Julio Cesar Barbosa.