UNIFAL-MG lança Concurso de Fotografia para divulgar o PDI

Versão para impressãoEnviar por email
Comunidade universitária pode encaminhar fotos que retratem a Instituição

A Universidade lançou nessa segunda-feira, 08/05, Concurso de Fotografia para ilustrar o projeto intitulado “Avaliando o Presente e Pensando o Futuro da Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL-MG”.

Alunos regularmente matriculados, servidores ativos (TAE’s e Docentes) de todos os campi da UNIFAL-MG poderão participar do processo, enviando fotos que retratem a Universidade, bem como as pessoas e os espaços que fazem parte da Instituição.

Promovido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional - CDI, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), a iniciativa integra as ações de divulgação do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI - 2016-2020 - instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da UNIFAL-MG no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, missão a que se propõem, os seus valores e a sua visão de futuro, materializados nos objetivos estratégicos e suas respectivas metas.

De caráter gerencial, artístico e cultural, o concurso pretende incentivar a coleta e preservação de imagens que fazem parte da construção da história da Universidade.

Vale destacar que as fotos vencedoras passarão a ser propriedade exclusiva da UNIFAL-MG e serão utilizadas nos materiais nos quais a Instituição achar pertinente publicá-las com o intuito de divulgar e incentivar o cumprimento do PDI 2016-2020.

INSCRIÇÕES

As inscrições serão gratuitas e exclusivamente realizadas na Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional - Proplan, entre os dias 08/05/2017 e 22/06/2017, das 08h00 as 11h00 e das 14h00 as 16h00. A divulgação do concurso se dará entre os dias 08/05/2017 e 22/06/2017.

Os candidatos deverão observar os seguintes critérios no ato de inscrição:

a) cada concorrente poderá participar com, no máximo, 06 (seis) fotografias em preto e branco ou em cores, sobre o tema “Avaliando o Presente e Pensando o Futuro da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG”, em três subcategorias possíveis, sendo o máximo de 02 (duas) imagens por categoria:

1. Nossa Gente, Nossa maior Riqueza – nesta categoria, serão aceitas imagens de pessoas da comunidade acadêmica da UNIFAL-MG em seu ambiente acadêmico, demonstrando que nossa Universidade é construída pelas pessoas que a constituem. As fotos que apresentam pessoas que possam ser diretamente nelas identificadas precisarão ser acompanhadas de sua(s) respectiva(s) autorização(ões) de uso de imagem;
2. Arquitetura e urbanismo – nesta categoria, serão aceitas fotos de aspectos arquiteturais e urbanísticos da UNIFAL que denotem a preocupação da instituição com seu desenvolvimento;
3. Ciência e Tecnologia – nesta categoria, serão aceitas fotografias de laboratórios, equipamentos, acervo bibliográfico e outros elementos que denotem a preocupação e os investimentos institucionais na produção de saberes e na sua divulgação, enfocando a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico da humanidade.

Caso o candidato envie mais de 02 (dois) arquivos por categoria, serão consideradas apenas as duas primeiras fotos enviadas. Não serão consideradas imagens enviadas em formato zip.

b) ficha de inscrição de cada fotografia devidamente preenchida, conforme modelo disponível no Anexo III do Edital, em que constam informações sobre a imagem, como indicação do local fotografado (cidade e campus ou locação externa de trabalho de campo realizado por membros da comunidade acadêmica da UNIFAL-MG) e um histórico explicativo da imagem, entre outras;

c) caso a fotografia contenha imagem de pessoas que possam ser diretamente identificadas pela fotografia, objetos privados não disponíveis em ambientes públicos ou obras intelectuais, o participante deverá encaminhar à organização, juntamente com a fotografia, documento firmado com o respectivo titular de direitos relativos à imagem e/ou à obra intelectual fixada e reproduzida na fotografia, contendo, no mínimo, os seguintes itens: (i) autorização para fixação e reprodução pelo fotógrafo da imagem e/ou da obra intelectual na fotografia; (ii) declaração de que está ciente de que a fotografia será inscrita pelo fotógrafo neste concurso autorizando que a imagem e/ou obra intelectual nela fixada e reproduzida poderá ser utilizada para essa finalidade.

Os trabalhos artísticos (fotografias) deverão ser entregues em CD/DVD, nas especificações informadas, juntamente à autorização do uso de imagem em envelope lacrado com a identificação (nome completo, endereço, e-mail e telefone) do participante no endereço:

Propan - Prédio O - Sala O-424
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700, Centro, Alfenas-MG

Após recebimento dos envelopes, estes serão cadastrados e encaminhados à Banca Examinadora apenas com identificação numérica.

Os participantes dos campi poderão enviar os trabalhos à Proplan por malote, informando no envelope “CONCURSO DE FOTOGRAFIA”.

CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

As obras fotográficas inscritas no concurso serão julgadas pela banca, com base nos seguintes requisitos:

a) criatividade na composição visual;
b) adequação às temáticas propostas acima;
c) potencial de comunicação da temática escolhida;
d) originalidade;
e) qualidade técnica da obra fotográfica (aspectos como composição, aproveitamento da luz, domínio técnico da câmera utilizada etc.)

CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO

O concurso contemplará a seguinte classificação final sujeita a premiação:

a) primeiro, segundo e terceiro colocados em cada subcategoria;
b) melhor foto do concurso, sendo esta escolhida dentre as três classificadas como primeiras colocadas em cada subcategoria;
c) duas menções honrosas em cada categoria.

Serão outorgados os seguintes prêmios a cada um dos vencedores:

a) primeiro colocado em cada subcategoria – prêmio de R$500,00 para os alunos regularmente matriculados, e certificado para os TAE’s ou Docentes.
b) melhor foto do concurso – prêmio de R$1.000,00 em pecúnia para os alunos regularmente matriculados ou certificado para os TAE’s ou Docentes.
c) segundo e terceiro colocados em cada subcategoria e menções honrosas – certificado de participação em que conste a classificação final de seu trabalho fotográfico.

Os prêmios de primeira colocação em uma subcategoria e de melhor foto do concurso não são cumulativos.

MOSTRA ITINERANTE

As 15 (quinze) fotografias classificadas em cada subcategoria (primeiro, segundo e terceiro lugares e menções honrosas) serão impressas em formato A3 e serão utilizadas em mostra itinerante que percorrerá os campi da UNIFAL-MG durante dois meses.

Para mais detalhes, acesse o Edital de Concurso Público nº 001/2017 - Fotografia