Em conferência, professor de Letras compartilha experiência com livros didáticos

Robson dos Santos ministrou tema em Jornada de Linguagens, Tecnologia e Ensino do CEFET-MG
Prof. Clécio Bunzen (UFPE); Prof. Robson de Carvalho (UNIFAL-MG); Profa. Cláudia de Souza (CEFET-MG) - mediadora;
Profa. Paula de Oliveira e Prof. Renato Caixeta (CEFET-MG)

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) promoveu no dia 18/11, na cidade mineira de Timóteo, no Vale do Aço, a 1ª Jornada de Linguagens, Tecnologia e Ensino - LITE, organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens daquela instituição. Representando a UNIFAL-MG, esteve presente o professor Robson Santos de Carvalho, do Departamento de Letras, que participou como convidado, proferindo a conferência "Atividades de Leitura e Compreensão nos Livros Didáticos" na mesa-redonda intitulada "Ensino de línguas materna e estrangeira: avaliação de livros, materiais e recursos didáticos".

A mesa contou também com a participação do professor Clecio dos Santos Bunzen Junior, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de outras personalidades.

Em suas falas, os professores buscaram abordar as pesquisas e experiências relacionadas aos livros didáticos de língua materna e estrangeira, no que tange à produção, distribuição, recepção e uso desses materiais, bem como refletir sobre atividades pedagógicas propostas em livros didáticos, com foco no ensino da leitura, literatura, produção textual e práticas de análise linguística. Veja mais detalhes.

Além dessa participação, o Prof. Robson também coordenou uma das sessões de Comunicação, cuja abordagem envolveu "Experiências narrativas: fanfics a partir do suspense de um conto"; "Multiletramentos: o relatório científico e suas retextualizações"; "Produção textual de gêneros argumentativos: o que revela o livro didático?"; "O uso de operadores argumentativos em produções textuais de alunos do ensino técnico integrado"; "Os sentidos do texto: uma análise dos fatores da coerência textual em produções de alunos ingressantes no ensino médio integrado"; "Diálogos possíveis entre Geografia, Redação e Literatura: conhecendo os problemas da cidade e propondo soluções".

Ainda como parte das atividades do evento, houve uma sessão de autógrafos durante o lançamento do Livro "De Alunos a Leitores: o ensino da leitura na educação básica" escrito pelo professor Robson de Carvalho em parceria com o professor Celso Ferrarezi Jr.

Galeria de imagens

Com informações e fotos: Robson Santos de Carvalho, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG