Conferência Municipal de Saúde promove encontro na UNIFAL-MG

Versão para impressãoEnviar por email
Participantes discutiram "Financiamento do SUS" e "Gestão e Modelos de Atenção à Saúde"

Com a proposta de contribuir com o planejamento das diretrizes das políticas públicas para a Saúde de Alfenas, a UNIFAL-MG sediou na sexta-feira, 19/06, a segunda etapa da 8ª Conferência Municipal de Saúde "Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro".

O evento reúne representantes de movimentos sociais organizados e trabalhadores da saúde, para pensar a conferência como espaço conquistado por meio da luta social e da política pelo direito a saúde.

A abertura oficial aconteceu no dia 08/06, na Câmara Municipal de Alfenas, seguida da 1ª etapa, sediada pela Unifenas no dia 12/06.

Durante a etapa realizada na UNIFAL-MG, discutiu-se o Financiamento do Sistema Único de Saúde e Relação Público-Privado; a Gestão e Modelos de Atenção à Saúde; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS, dentre outros temas.

Os professores do curso de Enfermagem da UNIFAL-MG, Rogério Silva Lima, Simone Albino da Silva, Sueli Leiko Takamatsu Goyatá e Sueli de Carvalho Vilela e a técnica-administrativa Aparecida Azola Costa Ribeiro e Ribeiro, colaboram com o evento, fomentando a participação dos discentes de graduação e pós-graduação nas atividades, com o objetivo de promover a construção de um SUS de qualidade.

Além da integração entre ensino e serviço contribuir para a formação de enfermeiros comprometidos com a saúde coletiva, a participação acadêmica também legitima os posicionamentos em relação às mudanças que devem ocorrer no SUS, com vistas ao seu fortalecimento.

O encerramento da conferência municipal, que define as propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual de Saúde, acontecerá na próxima quarta-feira, 24/06, em encontro no auditório da Diretoria Regional de Saúde Alfenas.