Conferência na UNIFAL-MG traz à tona reflexões sobre utopia materialista

Universidade recebeu filósofo do Paraná para debater o tema

Qual é a utopia que está por detrás da crítica? Norteado por questões como essa, o professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Rosalvo Schütz, ministrou uma conferência na UNIFAL-MG, na sexta-feira, 14/08, na qual falou sobre utopia materialista, baseando-se em autores como Theodor Adorno e Ernst Bloch.

“Aos poucos eu fui percebendo que esses dois autores têm algumas coisas em comum, que são complementares. E eu queria trazer para vocês algumas dessas ideias nessa perspectiva: como podemos pensar uma forma complementar entre crítica e utopia?”, explanou o convidado para um auditório lotado.

O professor iniciou com uma exposição sobre o pensamento de Adorno, segundo o qual nossa consciência é determinada pelas coisas do mundo. “Fazer crítica significa pegarmos a realidade e dizer: quais são as promessas que nos são feitas e que não estão sendo realizadas?”, destacou.

Sob a coordenação dos professores Paulo Denisar Fraga e Marcos Roberto de Faria, a conferência foi promovida pelo Grupo de Pesquisa “Filosofia, História e Teoria Social” do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), visando discutir a temática articulada da utopia, da esperança e da emancipação social.

Na abertura, o líder do grupo de pesquisa, Prof. Marcos Roberto, deu as boas-vindas aos presentes e falou um pouco sobre o grupo, que existe desde 2009 na Universidade. De acordo com o Prof. Marcos Roberto, o grupo promove com certa frequência, na Universidade, eventos com convidados de outras instituições, a fim de articular um espaço para o diálogo sobre temas ligados à Filosofia, à História e à Teoria Social.

A apresentação do convidado foi feita pelo Prof. Paulo Denisar, membro do grupo de pesquisa e responsável pela coordenação do evento. Na oportunidade, ressaltou que o palestrante integra o Grupo de Trabalho “Marx e a Tradição Dialética”, vinculado à Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), do qual também faz parte. “Prof. Rosalvo Schütz é uma pessoa que tem trânsito internacional, além do doutorado no exterior, tem publicações na Alemanha e a sair também na Espanha”, enfatizou.

Participou da abertura também o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, que falou da importância do evento não apenas para o ICHL, mas para a Instituição. “É um evento que foi proposto e organizado pelos colegas do grupo de pesquisa, mas que dada a relevância e expertise do palestrante, se transformou em um evento para toda Universidade, tendo em vista que propomos uma reflexão extremamente importante e significativa para o momento atual”, afirmou.

Sobre Rosalvo Schütz

O conferencista é graduado em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, possuindo também mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e doutorado em Filosofia - Universität Kassel/Alemanha. Atualmente é professor adjunto D na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, onde é líder do Grupo de Pesquisa "Ética e Política". Prof. Rosalvo Schütz leciona na graduação de Filosofia e nos programas de Pós-Graduação em Filosofia e em Desenvolvimento Rural Sustentável. É também diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e bolsista de Produtividade do CNPq. Tem experiência nas áreas de Filosofia Política e Filosofia da Natureza, referendando-se especialmente em filósofos do Idealismo Alemão e da Teoria Crítica. Dentre uma série de outras publicações, é coorganizador do livro “Crítica e utopia: perspectivas brasileiras e alemãs”.