Confraterniza UNIFAL-MG: Solidariedade, Cultura e Lazer

Confira as ações de confraternização que aconteceram em dezembro!

A UNIFAL-MG promoveu entre os dias 6 e 20/12 o “Confraterniza UNIFAL-MG: Solidariedade, Cultura e Lazer”, que reuniu ações artísticas e sociais a fim de promover maior contato entre os servidores, alunos e terceirizados, dos diversos setores da universidade, em todos os seus campi. A programação contou com palestras, apresentações musicais e confraternizações.

A abertura solene das atividades aconteceu na sede no dia 06/12 e contou com a presença do reitor e da vice-reitora, professores Paulo Márcio de Faria e Silva e Magali Benjamim de Araújo, que junto ao público prestigiaram a apresentação da Orquestra Popular da UNIFAL-MG e a palestra motivacional “Tempo de ser feliz”, do professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Paulo César de Oliveira.

Durante a semana de 11 a 15/12, o hall do Prédio V, na sede, esteve aberto para as apresentações culturais dos talentos que integram a comunidade acadêmica da universidade. Servidores, alunos e terceirizados puderam demonstrar suas aptidões artísticas nos intervalos das aulas de forma descontraída para aqueles que passavam pelo hall. Destacamos a participação do Grupo Musical da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), que tocou e cantou musicas natalinas, e os integrantes do projeto de extensão “Dança Contemporânea”, que além da apresentação, distribuiu abraços a quem esteve presente, uma das ações especiais da atividade.(Confira a galeria de imagens!)

No campus de Poços de Caldas, os servidores organizaram suas atividades no dia 12/12, com um cardápio especial no almoço do Restaurante Universitário (R.U.) e uma retrospectiva das conquistas, eventos e desafios do ano de 2017 no campus, que foi apresentada pelo diretor Mayk Coelho. Em seguida, os presentes participaram de um café da tarde ao som do grupo do projeto de extensão “Mais Cultura”. Já o campus de Varginha realizou, durante o café da tarde, no dia 13/12, sorteio de cestas de natal e brindes.

Outro evento especial e com grande adesão da comunidade foi a “Cantata de Natal”, que reuniu o público em frente ao Museu de Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG para apreciar a apresentação das canções natalinas e populares dos grupos Madrigal Renascentista, Camerata Theophillus e a Orquestra do Conservatório de Alfenas. O evento foi uma parceria entre a UNIFAL-MG, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), o Museu da Memória e Patrimônio, Madrigal Renancentista e Camerata Theophillus e a Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas.

Encerramento das atividades

A conclusão do “Confraterniza UNIFAL-MG” aconteceu na quarta, 20/12, na quadra da sede, em Alfenas, reunindo grande parte dos servidores e terceirizados da instituição. A Profa. Magali, coordenadora geral do evento, agradeceu a participação de todos, especialmente das comissões organizadoras que trabalharam em prol da realização e sucesso das ações previstas. “Este evento foi pensado em conjunto, com a participação dos técnicos, professores e terceirizados. E como nossa logomarca demonstra, ele só foi possível, pois estávamos de mãos dadas para realizar um ótimo evento para todos nós, com cultura e lazer, mas, principalmente, com o espírito de confraternização que o encerramento de mais um ano pede.”, afirmou a vice-reitora.

O professor do ICHL, Sandro Amadeu Cerveira, eleito novo reitor da UNIFAL-MG para a gestão de 2018-2022, agradeceu a oportunidade de participar da confraternização e parabenizou a comissão organizadora pelo belo evento: “É uma alegria ver nossa comunidade aqui reunida, confraternizando e fechando um ciclo. Isso é muito importante e satisfatório para todos nós”. O futuro reitor, que assumirá a UNIFAL-MG a partir de março do próximo ano, lembrou a todos que o período pelo o qual estamos passando é difícil, mas que somente juntos seremos mais fortes para enfrentar os desafios que virão: “Sabemos que a universidade pública está em um momento de ataques e essa luta não é pequena, pois tudo indica que ela vai se agravar no próximo ano, mas, o que nos enche de esperança, é ver a união dos nossos colegas e de todos os estudantes. E é com essa união que nós poderemos oferecer resistência e defender a nossa universidade, para construir um ensino público gratuito e de qualidade”.

Já o chefe do Departamento de Infraestrutura (DI), José Antônio Ramos, fez um agradecimento especial aos funcionários terceirizados, foco das ações solidárias do “Confraterniza UNIFAL-MG” em 2017. “Nós somos uma equipe de quase 300 funcionários, seríamos mais, se não fosse a situação do país. Agradeço o empenho de todos que, muitas vezes, abrem mão do conforto de suas casas e famílias para estar junto da equipe de trabalho na UNIFAL-MG com o intuito de resolver os problemas de estrutura, que não são poucos. Vocês são muito importantes para a instituição.”, afirmou José Antônio.

Foram sorteadas 90 cestas de natal, 28 chocotones, caixas de bombom e demais brindes para o público terceirizado presente, que acompanhou, junto aos professores e técnicos, a apresentação artística com Paulinho Veronezi e saboreou o café da tarde, cujos itens foram doados por servidores e empresas de Alfenas.

Galeria de imagens: Abertura

Galeria de imagens: Show de Talentos

Galeria de imagens: Cantata de Natal

Galeria de imagens: campus Poços de Caldas