Em sua 2ª edição, Congresso Mineiro de Fisioterapia socializa saberes na UNIFAL

Evento congregou Simpósio de Pós-Graduação e Encontro de Egressos do curso

Estudantes de graduação e pós-graduação em Fisioterapia da UNIFAL-MG e de outras instituições convidadas participaram do 2º Congresso Mineiro de Fisioterapia realizado na Universidade, nos dias 28 e 29/09. Durante o congresso também foram promovidos outros dois eventos: o 1º Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação e o 2º Encontro de Egressos e de Extensão do curso de Fisioterapia da UNIFAL-MG.

Sob a coordenação das professoras Tereza Cristina Carbonari de Faria e Ligia de Sousa, a proposta do congresso foi combinar especialidades e generalidades na área da Fisioterapia, proporcionando a discussão de modelos, conceitos e metodologias de várias disciplinas e áreas de conhecimento. A iniciativa foi destacada durante a abertura, pela professora Eliza Maria Rezende Dázio, diretora da Escola de Enfermagem, unidade que congrega o curso na Instituição. “Quero parabenizar pela proposta de reunir as especialidades em Fisioterapia para troca de saberes. Não posso deixar de registrar a minha satisfação pelo 1º Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, com todo esforço da professora Simone e dos demais docentes. Vamos colhendo os frutos”, frisou.

Na abertura, no dia 28/09, o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, fez questão de ressaltar a satisfação da Universidade pelo desempenho do curso de Fisioterapia. “Quero cumprimentar a Profa. Juliana, coordenadora do curso, e dizer do nosso orgulho coletivo pelo excelente desempenho do curso de Fisioterapia”, disse. “Fica aqui o nosso reconhecimento e também a satisfação institucional de ver a Fisioterapia caminhando junto aos demais cursos da UNIFAL-MG, crescendo não só em quantidade mas também em qualidade.”

Saudando também a professora Simone, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, o reitor afirmou ainda que “assim como a graduação, a pós-graduação na área de Fisioterapia, também ganha corpo e velocidade” na Instituição, dado o crescimento expressivo em um curto espaço de tempo.

Minicursos, conferências, mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos integraram a programação dos dois dias de evento, que contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO4), Prof. Anderson Luís Coelho, para proferir a palestra de abertura, em torno do tema “Novos Saberes”.

Participaram da mesa de honra de abertura: o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Eva Burger; a representante da Pró-Reitoria de Extensão, Profa. Mônica La Salette da Costa Godinho; a diretora da Escola de Enfermagem, Profa. Eliza Dázio; a coordenadora do curso de Fisioterapia, Profa. Juliana Bassalobre Carvalho Borges; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Profa. Simone Botelho; o presidente do CREFITO4, Prof. Anderson Luís Coelho; a coordenadora da Comissão Organizadora do evento Profa. Tereza Cristina Carbonari de Faria.

O evento foi promovido pelo curso de Fisioterapia, em parceria com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO4), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e da Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (FACEPE).