Congresso Sul Mineiro de Fisioterapia reúne egressos do curso na UNIFAL-MG

Abertura do evento contou com conferência sobre direitos e deveres do profissional

Aprofundar os conhecimentos, trocar experiências e promover a divulgação científica foram alguns dos objetivos do 5º Congresso Sul Mineiro de Fisioterapia e 1º do Encontro de Egressos da UNIFAL-MG, realizado na Universidade nos dias 01 e 02/10, que reuniu alunos e ex-alunos do curso de Fisioterapia e profissionais da área de diversas instituições.

O evento foi promovido pelo curso de Fisioterapia, em parceria com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO4), e contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e da Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (FACEPE).

Participaram da abertura: o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; a coordenadora do curso de Fisioterapia, Profa. Carmélia Bomfim Jacó Rocha; a vice-diretora da Escola de Enfermagem, Maria Betânia Tinti de Andrade; a pró-reitora adjunta de Extensão, Profa. Ana Rute do Vale; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Eva Burger e a coordenadora da Comissão Organizadora do evento, Profa. Tereza Cristina Carbonari de Faria.

Na ocasião, o reitor cumprimentou aos colegas da mesa de honra e enfatizou a satisfação de poder abrir o evento em nome da direção da UNIFAL-MG. “Faço isso com grande alegria pela satisfação dos desempenhos de avaliação do curso da Universidade, em diferentes órgãos e instrumentos avaliativos. Temos condições de dizer que o curso de Fisioterapia se empenhou muito rapidamente e acompanha hoje o mesmo ritmo de qualidade dos outros cursos”, lembrou, sinalizando a expectativa de a Universidade oferecer também cursos de pós-graduação na área de Fisioterapia.

A conferência de abertura foi proferida pelo presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Anderson Luís Coelho, que ministrou o tema “Prerrogativas Profissionais: dos direitos conquistados ao dever de fazer”.

Agradecendo a Comissão Organizadora pelo convite, o palestrante recordou que esta é a terceira vez que vem à Instituição para participar de um evento e destacou o diferencial para o curso de Fisioterapia em poder contar com a presença da Reitoria durante a abertura. “Ter a Reitoria prestigiando um evento do curso é título de orgulho; é sinal de atenção e carinho especial. Eu acho que isso também é um diferencial”, destacou.

Ao introduzir ao tema da conferência, Anderson Coelho salientou a importância de se conhecer as prerrogativas e os direitos no fazer da profissão, momento em que fez uma analogia com a habilitação no trânsito, para explicar que não basta gostar apenas da prática e ter registro no Conselho, mas conhecer as responsabilidades para saber o que pode ou não fazer. “Se você pega um carro com carteira de motorista e se depara com uma placa e não sabe interpretar o que ela tem a dizer, é o que acontece com o profissional que no meio do atendimento, não sabe o que pode dar em um atestado. Isso fragiliza toda uma categoria”, afirmou.

Minicursos, mesas-redondas e conferências ministradas por outros convidados, além do encontro de egressos do curso de Fisioterapia dos anos de 2013 e 2014, também marcaram a programação, que contou ainda, com apresentação de trabalhos e premiações.