Professor da UNIFAL-MG coordena Simpósio Internacional na Argentina

Prof. Italo León apresentou experiências curriculares no ensino/aprendizagem brasileiro

A Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), juntamente com o Ministério da Educação da Argentina, inseridos nos seus respectivos programas, e com a participação e apoio dos ministros de Educação e chefes de Estado e de Governo de Ibero-América convocaram o Congresso Ibero-Americano de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, o qual foi realizado recentemente nos dias 12, 13 e 14/11, na cidade de Buenos Aires, Argentina, oferecendo um espaço privilegiado à incorporação das TIC em cada uma das facetas educativas, o que possibilitou, também, um espaço relevante para a consolidação do diálogo acadêmico sobre o avanço das Metas Educativas 2021 e que representou um impulso especial à Meta Educativa 9 que visa ampliar o Espaço Ibero-americano do Conhecimento, e fortalecer a pesquisa científica.

O professor Italo Oscar Riccardi León, que integra o quadro docente do curso de Letras/Espanhol, Departamento de Letras (DL) do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), doutorando do Programa Mineiro de Capacitação Docente (PMCD), uma parceria institucional entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UNIFAL-MG (PRPPG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG (PÓS-LIT), teve a oportunidade de organizar e coordenar no dia 14 de novembro, Palais de Glace (Espaço Púrpura), um Simpósio aceito pelo Comitê Científico intitulado: TIC e Formação Docente: propostas e experiências curriculares no ensino/aprendizagem brasileiro, subdivido com subtemas e outros docentes convidados de instituições brasileiras:

Simposia: TIC y Formación Docente: propuestas y experiencias curriculares en la enseñanza/aprendizaje brasileña (TIC e Formação Docente: propostas e experiências curriculares no ensino/aprendizagem brasileiro).

Coordenador: Prof. Italo Oscar Riccardi León – UNIFAL/MG

SUBTEMAS:

1. Zoom Poliedro: Videoaulas em formato pílula e sua utilização por estudantes e professores do Ensino Médio. Prof. João Luís de Almeida Machado - Sistema POLIEDRO – Curador Fundação Lemann.

2. Aspectos de la interculturalidad en los procesos de formación docente. Profa.  Romilda Mochiuti – UNICAMP/SP.

3. Los procesos formativos en EAD: una mirada discursiva sobre la ciudadanía, alteridades y cohesión social – Prof. Marco Antonio Villarta Neder (UFLA/MG) y Prof.  Ronei Ximenes Martins (UFLA/MG)

4. El papel de la comprensión audiovisual en la educación y las TIC. Prof. Italo Oscar Riccardi León – UNIFAL/MG

Entre os diversos convidados ilustres do Congresso se destacaram: Ernesto Samper (ex-presidente da Colômbia e hoje Secretário Geral da UNASUR); Lino Barañao, Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina; José Henrique Paim, Ministro da Educação do Brasil; Álvaro Marchesi, Secretário Geral da OEI; Antoio Skámeta, consagrado escritor que preferiu a palestra “El mundo a través de mis libros”; Estrela Morente (“cantaora” consagrada de Flamenco); Soledad Pastorutti (La “Sole”, cantante famosa da música popular e folclórica argentina); projeção do audiovisual do projeto “Luzes para Aprender” e muitos outros mais entre os convidados destacados que fizeram parte do Congresso.

Cabe destacar que, na cerimônia de encerramento, o evento contou com a presença de Paulo Speller, atual secretário de Educação Superior do Ministério da Educação do Brasil que, a partir de 2015, assumirá o cargo de novo secretário Geral da OEI, após ter sido eleito, substituindo Álvaro Marchesi, que ficou nessa função por oito anos consecutivos.

Neste marco e como parte constitutiva desse projeto, a OEI vem impulsionando algumas iniciativas importantes para o desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia na região. Dentre elas destaca-se o Instituto Ibero-americano de TIC e Educação, IBERTIC, com sede em Buenos Aires, Argentina, que com base nas políticas educativas da região recupera e potencializa uma das linhas históricas do trabalho da OEI: o projeto Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Outras informações do Congresso e sua programação geral se encontram disponíveis na página da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência y a Cultura (OEI): http://www.oei.es/ ou em: http://www.oei.es/congreso2014/contenedor.php?ref=programa

Informações: Italo Oscar Riccardi León, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG