Em congresso internacional, UNIFAL-MG estreita laços com Portugal e Espanha

Professores e alunos do ICHL participam do evento "Viaxeiros: do Antigo ao Novo Mundo"

Professores e alunos do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade estão participando do Congresso Internacional Viaxeiros: do Antigo ao Novo Mundo, que acontece de 03 a 13/6 na Espanha e em Portugal, em uma realização conjunta entre a UNIFAL-MG, a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e a Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

Com a proposta de aproximar pesquisadores, pós-graduandos e graduandos dos países envolvidos, o evento visa a troca de experiências entre os grupos de pesquisas.

Os professores Adaílson José Rui, Alisson Eugênio, Carlos Tadeu, Cláudio Carlan, Fernanda Ribeiro, Paulo Romualdo e Sandro Cerveira, apresentam trabalhos no encontro. “Também contamos com a participação dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica, Jordano Viscose e Ronison Pena de Paula, bem como da graduanda Alda de Sousa, do 5º período do curso de História da UNIFAL-MG”, conta Prof. Carlan.

De acordo com o docente, acompanhando o evento científico, a equipe participará também de uma série de reuniões dos grupos de pesquisas das três universidades, objetivando futuras ações em conjunto. Nos dias 11 e 12/06, representantes da UNIFAL-MG estarão na Universidade de Lisboa, reunidos com os professores Carlos Fabião e Amílcar Guerra, os quais já estiveram em Alfenas, ministrando palestras sobre projeto de escavações na Mesa do Castelinho, em Portugal.

O projeto em conjunto, prevê a participação dos alunos do PPGHI e do curso de História da UNIFAL-MG. Segundo Prof. Carlan, o planejamento é para o mês de julho de 2016. "Esse será o primeiro projeto que engloba o Laboratório de Arqueologia Iberoamericana da UNIFAL-MG”, enfatiza.

À frente dos acordos de cooperação entre as pós-graduações, as graduações e os projetos de extensão entre os três países envolvidos, estão o diretor do ICHL, Prof. Sandro Cerveira e os professores Adailson e Carlan. “Esse é apenas o início de uma longa caminhada e muito trabalho pela frente”, afirma Prof. Carlan.

Informações e fotos: Cláudio Umpierre Carlan, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG