Conheça a letra do Hino Oficial da UNIFAL-MG

Obra vencedora do concurso será apresentada pela primeira vez, dia 28/10

“Salve, salve, ó UNIFAL amada. Teu abraço e amizade a quem chegar; pra quem se for, a saudade.” Estes são versos da letra vencedora do Concurso do Hino da UNIFAL-MG, cujo resultado foi publicado em julho deste ano, e após passar por adequações, a Comissão Julgadora divulga a composição na íntegra.

De acordo com a presidente da Comissão Organizadora do Concurso, Profa. Elisângela Monteiro Pereira, a Comissão Julgadora, composta pelos professores de Letras e compositores, Eloésio Paulo dos Reis, João Batista Cruz, João Luiz Lacerda, Marcos de Carvalho e pelo músico e professor Thiago Ferreira de Moraes, utilizou como critérios de avaliação das obras, a correção gramatical do texto, a qualidade estética dos versos, a adequação ao tema musical e a pertinência quanto à temática do concurso. “Amparada pelo regulamento do concurso, a Comissão Julgadora efetuou as adequações que julgou necessárias para o aprimoramento da obra vencedora”, esclarece.

Para o concurso da letra foram inscritas seis obras. “Uma das obras foi desclassificada por apresentar identificação com nome no material e, dentre as avaliadas, a obra classificada e indicada como vencedora é de autoria do Sr. Osmar Fernandes Silveira”, explica.

Após o encerramento dos trâmites burocráticos do processo referente ao concurso, a Comissão divulga as cinco obras avaliadas na íntegra, bem como a obra vencedora com as adequações realizadas pela Comissão Julgadora.

Por que ter um Hino?

A ideia da criação do Hino da UNIFAL-MG surgiu durante os preparativos para a comemoração do Centenário da Universidade. “Muitas instituições de ensino possuem um Hino, porém, não encontramos nenhum registro de sua existência no histórico da nossa Instituição. Achei que seria importante homenagear a UNIFAL-MG com uma composição musical de referência, que pudesse ser guardada na memória e no coração de todos que fizeram parte desta instituição que tanto nos orgulha”, conta Profa. Elisângela, de quem partiu a proposta de realização do concurso.

Acatada a proposta, o concurso foi organizado por uma comissão composta pelos professores da Universidade: Elisângela Monteiro Pereira, João Batista Magalhães, Marcos de Carvalho, Mário Danieli Neto e pelo professor aposentado João Evangelista Fiorini.

A primeira etapa se deu com o concurso para a escolha da música que foi realizado no dia 11/11/2013 (Concurso Público nº 02/2013). Nesta etapa, foram inscritas oito obras, avaliadas pela Comissão Julgadora composta pelos músicos Lúcio Otávio de Carvalho Gomes (professor do Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga), Hélcio Baroni Júnior (professor do Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga) e Thiago Ferreira de Moraes (professor do Conservatório de Música Valda Tiso Veiga).

Além de verificar as exigências regulamentadas pelo Edital para a composição musical, a Comissão Julgadora utilizou como critérios de avaliação das obras, a correção sintática e notacional do texto musical; a compatibilidade e a adequação entre as estruturas melódica, harmônica e rítmica; a fluência e a clareza da melodia; e funcionalidade da composição, considerando sua finalidade.

A composição da música vencedora, também de autoria do Sr. Osmar Fernandes Silveira, sofreu algumas adaptações sugeridas pela Comissão Julgadora para aprimoramento da obra. A música foi disponibilizada na página da UNIFAL-MG e apresentada durante a Sessão Solene em Celebração ao Centenário da UNIFAL-MG pela Orquestra Camerata Theophillus, com a participação do compositor.

Segundo a Comissão Julgadora, composta pelos mesmos membros do 2º concurso para escolha da letra do Hino realizado recentemente, a segunda etapa da criação do Hino, teve em seu primeiro concurso (Concurso Público nº 02/2013) cinco propostas de letras inscritas. O concurso aconteceu no dia 27/01/2014 e nenhuma das obras conseguiu avaliação satisfatória. Avaliaram-se a correção sintática do texto, a qualidade literária dos versos, a adequação ao tema musical e a pertinência quanto à temática do concurso. Diante deste resultado, uma nova oportunidade para a escolha da letra do Hino surgiu com a abertura do Edital para o Concurso Público nº 01/2014 realizado em julho deste ano.

“Ficamos muito felizes pela motivada participação, tanto da comunidade acadêmica como da comunidade externa, nestes concursos para a criação do Hino da UNIFAL-MG e gostaríamos de agradecer a cada um dos que participaram pela dedicação prestada à criação desta homenagem musical”, ressaltou Profa. Elisângela, acrescentando: “Esperamos que todos apreciem e acolhem com carinho o Hino da UNIFAL-MG. Sua primeira apresentação será no próximo dia 28/10, durante o 2º Encontro de Qualidade de Vida e Promoção à Saúde do Servidor - Dia do Servidor Público da UNIFAL-MG”.

Além do Hino Oficial, a Universidade também foi homenageada neste ano comemorativo com a “Canção ao Centenário da UNIFAL-MG” de autoria do Prof. José Antônio Leite.

Conheça a letra do Hino da UNIFAL-MG:

Confira as obras avaliadas: