Projeto viabiliza a coleta de materiais recicláveis no campus Poços de Caldas

Versão para impressãoEnviar por email
Conheça o “Recicla UNIFAL-MG”

Em parceria com a Cooperativa Ação Reciclar de Poços de Caldas-MG, o projeto “Recicla UNIFAL-MG” desenvolvido no campus de Poços de Caldas, promove e incentiva a coleta seletiva na Universidade, dando apoio aos catadores de materiais recicláveis e, colocando em prática a sustentabilidade dentro e fora do campus.

Segundo informações da Coordenação do projeto, as tarefas exercidas pelos integrantes do Recicla UNIFAL-MG têm o propósito de oferecer a base necessária para que a coleta seletiva no campus aconteça, visando maneiras de continuar melhorando o seu desempenho a cada semestre. Dentre essas atividades desenvolvidas no campus, destacam-se a divulgação e incentivo da coleta com a publicação de posts em redes sociais, envio de mala direta, e publicação no site; adequação e identificação das lixeiras; implantação de pontos de coleta de papel; monitoramento das lixeiras; acompanhamento da coleta semanal realizada pela Cooperativa Ação Reciclar; monitoramento de lixeiras; participação nas reuniões da Associação Poços Sustentável para fortalecer a parceira com a cooperativa; arrecadação de materiais e instrumentos necessários ao contínuo avanço da coleta seletiva no campus, na Cooperativa e na cidade.

Esse grupo faz parte do projeto “Proposta de Implantação de Coleta Seletiva no campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG”, coordenado pelos professores Giselle Patrícia Sancinetti e Luiz Felipe Ramos Turci, atual presidente da Comissão de Sustentabilidade do campus Poços de Caldas.

Desde sua implantação, no segundo semestre de 2014, o projeto tem avançado em termos de qualidade de separação do material, infraestrutura da coleta, divulgação e quantidade de material coletado.

“No início do projeto, foram dispostas, por todo o campus, lixeiras apropriadas para a separação de material reciclável. Aquelas que já se encontravam instaladas foram adaptadas com pintura e adesivos para a distinção entre lixo não reciclável e material reciclável, através da colaboração do então presidente da Comissão de Sustentabilidade do campus Poços de Caldas, Deivid Saldanha e da extinta Comissão de Resíduos Sólidos do campus. Adicionalmente, a comissão de sustentabilidade do campus realizou um pedido de novas lixeiras por não entender que as atuais lixeiras não são as mais adequadas para a promoção da coleta seletiva”, explicam os coordenadores.

De acordo com Prof. Luiz Felipe, a equipe conta com a doação de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), realizada pela Danone. “O PEV encontra-se instalado na entrada do prédio de aulas do campus, onde toda a comunidade acadêmica é convidada a depositar seu material reciclável, seja esse gerado no campus ou trazido de casa. Com acesso liberado a esse PEV, a Cooperativa Ação Reciclar realizava a coleta a cada 15 dias, inicialmente”, comenta.

Em 2015, o Recicla UNIFAL-MG concentrou-se em desenvolver melhorias no incentivo e na qualidade da coleta, através de palestras realizadas em salas de aula, divulgações via e-mail e redes sociais, monitoramento semanal de lixeiras e acompanhamento da coleta realizada pela Cooperativa. “O grupo realizou visitas à Cooperativa e conversou com os responsáveis sobre as dificuldades e potencialidades da coleta seletiva na cidade e no campus”, conta Profa. Giselle.                                 

De acordo com a professora, os monitoramentos semanais, que podem ser encontrados na página do Facebook do grupo por meio de fotos, acompanharam a evolução da destinação adequada dos materiais nas lixeiras do campus. “Os resultados positivos refletiram o esforço do grupo”,  enfatiza, citando os fundadores e as alunas Laura Luíza O. Santos, Letícia Daubian e Tábata de Oliveira, que dobraram a coleta em relação ao anos de 2014 e motivaram a Cooperativa a realizar sua coleta no campus semanalmente.

A fim de conservar a qualidade do papel descartado na Universidade, também foram instaladas caixas para a coleta de papéis recicláveis e realizada a conscientização dos funcionários responsáveis pela limpeza para destinação correta do material no PEV. Atualmente, o grupo aguarda a construção de um depósito adequado para guardar todo o material reciclável, preservando-o de chuvas e outras eventualidades, até que seja realizada sua coleta.

Neste semestre, o Recicla UNIFAL-MG conta com um número maior de integrantes, trazendo novas ideias que prometem enriquecer as atuais atividades e trazer muitas outras novidades. Dessa forma, o grupo não só continuará realizando as atividades do semestre anterior, mas também ampliará seu horizonte de realizações. Dentre as tarefas propostas para este semestre, o grupo também pretende acompanhar de perto a evolução da coleta seletiva em um bairro da cidade, através da instalação de um PEV em ponto estratégico. Além disso, o Recicla UNIFAL-MG participará, pela primeira vez, de eventos acadêmicos e sociais.

Em setembro, o grupo participará da quarta edição do Giro Sustentável, evento que tem o objetivo de desenvolver ações de sustentabilidade urbana e promover a reflexão sobre questões cotidianas mais sustentáveis. O evento, com o tema “Água – Eu utilizo. Eu preservo.”, é uma inciativa da APS - Associação Poços Sustentável, juntamente com a OSCIP Planeta Solidário. O Recicla UNIFAL-MG realizará intervenções no Shopping Poços de Caldas, com o objetivo de despertar na população um olhar mais consciente para as questões hídricas. Além disso, o grupo auxiliará na coleta seletiva durante 26º Encontro Nacional de Tratamento de Minério e Metalurgia Extrativa (XXVI ENTMME), congresso que acontecerá em outubro, no Palace Hotel.

“O Recicla UNIFAL-MG tem crescido e conquistado seu espaço entre a comunidade acadêmica, realizando o famoso trabalho de formiguinha que depende da colaboração de todos. Sem perder as forças, o grupo promete seguir em frente, incentivando e proporcionando condições adequadas para que a coleta seletiva no campus Poços de Caldas continue seu avanço”, garante o presidente da Comissão de Sustentabilidade do campus Poços de Caldas, Prof. Luiz Felipe, um dos coordenadores da projeto.

Acesse: facebook.com/recicla.unifal e reciclaunifal.wix.com/sustentabilidade

Informações: Coordenação do projeto Recicla UNIFAL-MG, professores Giselle Patrícia Sancinetti e Luiz Felipe Ramos Turci