Conselho Universitário aprova criação de curso de Medicina no campus Varginha

Proposta será encaminhada ao Ministério da Educação para análise

O Conselho Universitário da UNIFAL-MG (Consuni) aprovou em reunião realizada nesta terça-feira, 26/05, a criação de um curso de graduação em Medicina, a ser ofertado no seu campus de Varginha.

De acordo com o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, esta aprovação representa o primeiro passo rumo à implantação do curso, uma vez que a Instituição depende do Ministério da Educação para disponibilização de recursos orçamentários que irão possibilitar a criação da infraestrutura adequada e necessária ao bom funcionamento do curso naquele campus, bem como a contratação de novos profissionais. “A proposta da UNIFAL-MG agora será encaminhada para aprovação do MEC. Somente após a autorização do Ministério da Educação é que poderemos dar andamento aos próximos encaminhamentos vinculados ao estudo do projeto pedagógico, da estrutura necessária para implementação e da quantidade de vagas que serão oferecidas”, enfatizou.

Comentando a aprovação do curso na instância institucional, o diretor do campus Varginha, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza, salientou ser uma conquista não apenas para a comunidade acadêmica da Universidade, como também para Varginha e região. “O curso, sem dúvida, trará benefícios para a população, além de proporcionar ensino público e de qualidade, viabilizando o sonho de muitos jovens em busca de sua formação na área médica. A formação de médicos é uma demanda social e visa atender às necessidades da população brasileira. O momento agora é somar forças em busca dos recursos para a implantação efetiva do curso”, considerou.

O projeto pedagógico segue o mesmo eixo inovador do curso já oferecido pela UNIFAL-MG em Alfenas: tornar os profissionais melhor preparados do ponto de vista médico e mais compromissados do ponto de vista social, com a inserção de estudantes, desde o início do curso, nos serviços de saúde e em atividades práticas por meio da problematização, em uma interação permanente entre a Universidade e o Sistema Único de Saúde (SUS).

Por que um curso de Medicina em Varginha?

Em 2013, a comunidade varginhense, por meio da Câmara Municipal e entidades médicas do município, encaminhou à Universidade, uma solicitação para envidar esforços a fim de viabilizar a implantação de uma Faculdade de Medicina em Varginha.

Segundo justificativa, além da demanda social na área de saúde e do interesse de estudantes em cursar Medicina, Varginha é polo regional na assistência médica e referência em diversas especialidades, dispondo de uma infraestrutura hospitalar para atender às necessidades do curso. A cidade conta atualmente com quatro hospitais, sendo dois públicos e dois privados, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e com as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Atenta à demanda apresentada pela comunidade local, a UNIFAL-MG elaborou e aprovou um Projeto de Implantação do curso de Medicina para o campus Varginha, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais e dos princípios do SUS.