Crianças de Alfenas descobrem o valor do patrimônio por meio do afeto

Versão para impressãoEnviar por email
Museu da UNIFAL-MG se une ao Instituto Ipanema em ação de educação patrimonial

O Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG lançou no último final de semana, a exposição “Patrimônios de todos nós: afetos e aprendizados no encontro entre um museu e o Instituto Ipanema”, que destaca uma das ações de educação patrimonial que visa à valorização de memórias e patrimônios na região Sul de Minas.

Conforme explica a museóloga Luciana Menezes de Carvalho, a mostra é resultado da parceria realizada com o Instituto Ipanema de Alfenas, para desenvolvimento do projeto de extensão “Museu de cada um, patrimônios de todos nós: brincando de construir ideias sobre Museus e Patrimônios no Sul de Minas Gerais”. Segundo a museóloga, “a exposição foi idealizada e apresentada com o intuito de não somente apresentar duas instituições ou simplesmente apresentar os resultados de uma atividade realizada em parceria entre duas entidades, mas de ressaltar o que se pode construir de afeto e aprendizado por meio de um encontro”.

O aprendizado que derivou dessa parceria pode ser conferido nos textos produzidos pelas crianças que participaram do projeto, os quais destacam algum fato ou objeto que os autores entenderam ter importância pelo afeto despertado, o que se tornou algo de valor como um patrimônio pessoal.

A abertura no sábado, 28/10, contou com a presença de convidados, funcionários do Instituto Ipanema, com o coletivo do Museu da Memória e Patrimônio e crianças do Instituto. Entre as autoridades que prestigiaram a exposição, estiveram presentes: a diretora do Museu da Memória e Patrimônio e museóloga, Luciana Menezes de Carvalho; o vice-diretor do Museu da Memória e Patrimônio, o professor Claudio Umpierre Carlan; o diretor do Instituto Ipanema, André Luiz Silva; a pró-reitora de Extensão, professora Eliane Garcia Rezende; o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira; e o proprietário da chácara onde funciona o Instituto Ipanema, Toninho Munhoz. 

Os convidados ressaltaram em pronunciamento a importância da exposição e das ações de educação patrimonial para a valorização de memórias e patrimônios, bem como perspectivas da parceria entre as duas instituições, para 2018.

O INSTITUTO IPANEMA

Criado em 2003 pela Ipanema Coffees, considerada a maior empresa produtora de cafés especiais do mundo, o Instituto Ipanema realiza projetos e ações de apoioa entidades Pastorais; de Assistência e Abrigo; Casas de Recuperação de Dependentes Químicos e Casas de Recuperação de Pessoas de Rua.

Galeria de imagens

Com informações e fotos: Luciana Menezes de Carvalho, museóloga da UNIFAL-MG