Curso de Geografia da UNIFAL-MG realiza 1º Workshop sobre mercado profissional

A atuação do geógrafo bacharel foi tema de várias palestras

Entre os dias 04 e 05/12, foi realizado o 1º Workshop: "O Geógrafo e suas perspectivas de inserção no mercado profissional", no auditório da Unidade Educacional II - Santa Clara, em Alfenas. A ideia surgiu a partir de discussões que compreendem o potencial de melhoramento do curso, do ponto de vista da sua profissionalização, em tratar a realidade do geógrafo no mercado de trabalho, assim como a sua organização enquanto categoria profissional.

A iniciativa do evento, que teve grande apoio dos discentes, partiu dos professores do Curso de Geografia da UNIFAL-MG, Sandra de Castro de Azevedo, também presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Geografia e, Rodrigo José Pisani, coordenador da modalidade bacharelado.

No primeiro dia de palestras, a geógrafa Tatiana Pilachevsky, da empresa Veracruz - Soluções em Geofísica e Geologia, apresentou sua trajetória e experiência profissional, além das diversas possibilidades de atuação do geógrafo bacharel. Em seguida, Carolina Siqueira, sócia da PISO Ambiental, expôs sobre o período de incubação, consolidação e manutenção da empresa, até suas atividades atuais, visando o desenvolvimento da consciência ambiental.

Ainda no mesmo dia, o coordenador regional do CREA-MG, Edson Leite apresentou o Conselho Regional, órgão no qual o geógrafo bacharel deve requerer registro após o término da graduação a fim de exercer sua profissão regularmente. Edson, que também é geográfo, falou sobre a estrutura interna e a atuação estadual e regional do conselho, assim como a regulamentação do profissional.

Em seguida, o vice-presidente da Associação dos Profissionais Geógrafos de Minas Gerais (APROGEO-MG) e presidente da Federação Nacional de Associações de Profissionais Geógrafos (FENAGEO), Leonardo Teixeira, expôs tais instituições, sua importância e um dado alarmante: apenas 1% dos estudantes de Geografia que colam grau atuam como geógrafos no mercado profissional.

O segundo dia de palestras contou com a participação da discente do curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Bruna Guimarães, representando a Terra Consultoria, e da discente (também de Geografia) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro, Jéssica Camargo, da Geoplan Jr. Soluções Locacionais. De acordo com a estudante da UNESP, “O tema do workshop trouxe uma abordagem de suma importância para a inserção do geógrafo no mercado de trabalho, visto que, muitas vezes, as universidades acabam deixando de lado o desenvolvimento de outros espaços voltados para o mercado de trabalho por priorizar a carreira acadêmica. Nesse sentido, as Empresas Juniores vêm complementar e capacitar os estudantes para atuar no mercado de trabalho ao promover seu crescimento profissional e pessoal. A organização do workshop trouxe novas perspectivas de atuação para os estudantes e, sem dúvida, contribuiu para um entendimento mais claro da carreira profissional do geógrafo”. A exposição sobre a atuação das empresas juniores exemplificou a importância e relevância na capacitação e preparação do estudante quanto à atuação no mercado. A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - NIDUSTEC da UNIFAL-MG, também marcou presença ao apresentar sua estrutura e o processo de abertura e incubação de uma empresa, por meio da palestra do gerente da incubadora, Uirá Pinheiro Soares.

Por fim, a Profa. Marta Ferreira e o Prof. Marcelo Latuf, docentes do curso de Geografia da UNIFAL-MG, relataram suas experiências profissionais anteriores à docência. Já o Prof. Clibson dos Santos, também pertencente ao quadro de docentes da Geografia, ministrou uma palestra sobre a parceria entre a UNIFAL-MG e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) com o projeto de "Diagnóstico Geoambiental da APA da Bacia Hidrográfica do rio Machado – MG".

Segundo o Prof. Rodrigo, organizador do Workshop, “o evento foi a materialização de um conjunto de ações como as discussões da profissionalização do bacharel dentro do curso de Geografia da UNIFAL-MG a partir do espaço do Núcleo Docente Estruturante - NDE, o diálogo com os alunos e a percepção das carências do curso nessa temática, as perspectivas de estreitamento e fortalecimento de parcerias para estágios e a própria idealização por parte dos alunos da Empresa Júnior em Geografia que, sem dúvida, trará muitos benefícios e aprendizados ao curso como um todo”.

O workshop demarcou o início de um processo fundamental para o Curso de Geografia da UNIFAL-MG: a inserção de debates sobre a condição profissional do geógrafo, ao entender que, apesar desta discussão ainda ser muito limitada no meio acadêmico, ela é de grande importância para o conjunto do corpo universitário.

Colaboração: Laura Ronchini e Guilherme Silva, discente do 8º período do curso de Geografia Bacharelado da UNIFAL-MG
Informações e fotos: Rodrigo José Pisani, professor do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG e coordenador do curso de Geografia Bacharelado